Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Exercício e Saúde II

Exercício e Saúde II

Código 13742
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(15H)/TP(30H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivo desenvolver conhecimentos e competências práticas ao nível da orientação, prescrição e promoção do exercício para indivíduos em contexto de treino individualizado e programas de exercício e saúde de acordo com as características da população alvo.
• Domina os princípios pedagógicos subjacentes a aulas de treino personalizado e atividades de exercício e saúde, demonstrando competências pedagógicas na sua orientação;
• Demonstra um domínio básico na execução de atividades físicas em contexto de treino individualizado e no âmbito de programas de exercício e saúde.
• Prescreve, orienta e avalia programas de exercício físico para melhoria da aptidão cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade e composição corporal para indivíduos moderadamente treinados e não treinados.
Conteúdos programáticos Módulo I – Prescrição e controlo de atividades físicas e desportivas em contexto de Exercício e Saúde.
Módulo II - Orientação de atividades desportivas em contexto do Exercício e Saúde (prática pedagógica):
Módulo III - Exercício e saúde em populações especiais (conceitos; efeitos do exercício; recomendações para a avaliação e prescrição do exercício):
Bibliografia principal Básica:

- Vivian, H. (2010). “Advanced Fitness Assessment and Exercise Prescription”. 6ª Edição, Human Kinetics. ISBN-13: 9780736086592.

- American College of Sports Medicine (2010). “ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription”. 8ª Edição.

- Morris, J.N., Hardman, A.E., Stensel, D.J. (2009). “Physical Activity and Health: The Evidence Explained”. 2ª Edição.


Complementar:

- Hardman, A.E. and Stensel,D. (2003). “Physical Activity and Health. The Evidence Explained”. London, Routledge.

- Welk,G.J. (2002). “Physical Activity Assessments for Health-Related Research”. Champaign: Human Kinetics.

- Biddle,S., Fox,K., Boitchers,S. (2002). “Physical Activity and Psychological Well Being”. London, Routledge.

- Caspersen, C.J., Powell, K.E., Christenson, G.M. (1985). “Physical Activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health research”. Public Health Report. USA, 100(2), 172-179.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.