Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Estudos Práticos VII - Futebol

Estudos Práticos VII - Futebol

Código 13743
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem - Conhecer e compreender a especificidade do futebol;
- Conhecer e dominar instrumentos concetuais e materiais específicos que permitam aplicar os conhecimentos no treino e aprendizagem do futebol em diversos contextos.
Conteúdos programáticos Módulo I – Estudo, Análise e Compreensão do Futebol
I.1. História do futebol: perspetiva evolutiva;
I.2. O futuro do futebol: cenários prospetivos;
I.3. A arbitragem e as leis do jogo de futebol;
I.4. O futebol enquanto desporto coletivo;
I.5. Estudo e análise de situações típicas.
Módulo II – Métodos de Treino - Para uma Gestão Micro do Futebol
II.1. Metodologia do treino do futebol;
II.2. Pedagogia do futebol.
Módulo III – A Gestão Macro do Futebol
III.1. As estruturas organizacionais de suporte ao futebol.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A tipologia de aulas nesta UC é fundamentalmente de cariz teórico-prático, com exposição dos principais conteúdos pelo docente em permanente interação com os estudantes, pelo que os conteúdos mais teóricos serão apresentados em ligação e com recurso a exemplos práticos e concretos no âmbito da modalidade, o futebol. Privilegiar-se-á a apresentação e discussão dos conteúdos abordados (usando ferramentas como vídeos, plataformas de discussão de temas, bases de dados com artigos/informações pertinentes sobre os conteúdos abordados, e exemplos concretos de aplicação) incentivando-se a participação dos estudantes, com a promoção de debate e reflexão por parte dos mesmos. Procurar-se-á ainda um processo de ensino-aprendizagem explorativo, com análise e reflexão de bibliografia de apoio dos vários conteúdos abordados. A avaliação dos estudantes na UC terá quatro momentos.
Bibliografia principal - Almada, F., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A. (2010). “O Canto no Futebol”. Série o Futebol Nº2. Edição VML, Torres Novas.
- Almada, F., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A. (2009). “O Passe no Futebol”. Série o Futebol Nº1. Edição VML, Torres Novas.
- Almada, F., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A. & Moreira, M. (2008) “A Rotura – Estratégia de Operacionalização”, Edição VML, Torres Novas.
- Castelo, J. (1996) “Futebol – A organização do Jogo”, Edição FMH, Cruz Quebrada.
- Garganta, J. (2002) “Competências no Ensino e Treino de Jovens Futebolistas”, in efdeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, Ano 8, n.º45, fevereiro de 2002.
- Queiroz, C. (1986) “Estrutura e Organização dos Exercícios de Treino em Futebol”, Edição da Federação Portuguesa de Futebol, Lisboa.
- Vicente, A. (2005) “O Diagnóstico nas Actividades Desportivas: Para uma Operacionalização no Modelo das Actividades Desportivas Colectivas”, Tese de Mestrado não publicada, Universidade da Beira Interior.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.