Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Multimédia
  4. Produção de Texto Científico

Produção de Texto Científico

Código 13851
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 4
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Artes e Letras
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica --
Objectivos de Aprendizagem Com esta disciplina pretende-se fundamentalmente dotar os discentes de um conjunto de ferramentas imprescindíveis à realização de um qualquer trabalho científico: Relatório de Estágio, Relatório de Projeto, Dissertação de Mestrado, Artigo ou ainda Tese de Doutoramento.
Elaboração de um projeto, de uma proposta de Relatório de Estágio/Mestrado/Doutoramento em que seja evidente a aplicação de todas as matérias lecionadas durante o semestre. O trabalho deverá apresentar uma boa estrutura, metodologia adequada aos objetivos selecionados, definição prévia e aplicabilidade dos conceitos operatórios manejados, relevância temática e discurso escrito claro e fluído, relevador da desejável proficiência linguística.
Conteúdos programáticos A expressão escrita
1. Tipologias textuais e géneros discursivos. O texto científico (Trabalho Académico; Artigo Científico; Relatório de Estágio, Relatório de Projeto, Dissertação de Mestrado; Tese de Doutoramento). Métodos de pesquisa bibliográfica, organização e gestão dos materiais recolhidos, fichas de leitura. Partes constitutivas do trabalho académico (capa, índices, resumo, palavras-chave, introdução, conclusão, bibliografia, anexos, notas de rodapé/corpo do texto, normas de estilo).
2. A Palavra, a frase, o parágrafo, o texto. Da frase simples à frase complexa (constituintes das orações). Frase Complexa: coordenação e subordinação. Evolução da língua portuguesa – Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990. Tratamento de problemas mais comuns na Língua Portuguesa (pontuação, principalmente a colocação da vírgula, problemas de ortografia, dificuldades de prontuário ortográfico, forma de adaptação de estrangeirismos, etc.).
A expressão oral.


Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas destinadas à exposição e à aplicação de conteúdos: exercícios escritos de aplicação de conhecimentos; reflexões escritas e orais a partir de textos fornecidos ou indicados pelo docente acerca dos temas programáticos abordados; orientação dos trabalhos.

Trabalho escrito (16 valores 80%) + apresentação (2 valores 10%): 18 valores (16+2)
Assiduidade + Participação relevante na aula: 2 valores 10%
Nota mínima de acesso ao período de exames: 6 valores.
Ponderação do exame na classificação final: 100%.
Avaliação Especial (TE): de acordo com a legislação em vigor.
Bibliografia principal
Eco, Umberto (2010). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença.
Serafini, Maria Teresa (1991). Como se Faz um Trabalho Escolar. Lisboa: Editorial Presença.
Lapa, M. Rodrigues. (1983). Estilística da Língua Portuguesa. Coimbra: Coimbra Editora.
Bell, Judith (2004). Como Fazer um Projecto de Investigação. Lisboa: Gradiva.
Lakatos, Eva Maria, & Marconi, Marina de Andrade (1996). Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas.
Marconi, Marina de Andrade, & Lakatos, Eva Maria (1088). Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas.
Pereira, Alexandre, & Poupa, Carlos (2004). Como Escrever uma Tese, monografia ou livro científico usando o Wodr. 3ª edição, Lisboa: Edições Sílabo.
Quivy, Raymond, & Campenhoudt, Luc Van (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva – Publicações, Lda.
Durante o semestre, será indicada bibliografia específica para cada um dos pontos do programa da disciplina.

Língua Português
Data da última atualização: 2023-05-29
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.