Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Medicina Geral e Familiar I

Medicina Geral e Familiar I

Código 13856
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(56H)/S(4H)
Área Científica Saúde Comunitária
Objectivos de Aprendizagem No final desta UC o estudante deve ser capaz de: caracterizar a Medicina Geral e Familiar (MGF); descrever a disciplina de Medicina Geral e Familiar e as competências nucleares do Médico de Família; caracterizar os Cuidados de Saúde Primários; descrever a evolução dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal; descrever a organização e funcionamento dos Agrupamentos de Centros de Saúde; descrever o funcionamento das Unidades Funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) e as atividades desenvolvidas no seu âmbito de intervenção; descrever as funções e o papel de cada profissional dentro da Equipa de Saúde Familiar; descrever a metodologia da consulta de Medicina Geral e Familiar e a importância da comunicação no contexto clínico; relacionar os Cuidados de Saúde Primários com outros níveis de cuidados de saúde; descrever os programas de prevenção e promoção de saúde; descrever a dinâmica familiar e a importância da família e da comunidade na relação saúde/doença.
Conteúdos programáticos 1. Características da Disciplina e Definição de Medicina Geral e Familiar (MGF); 2. Competências nucleares do Médico de Família; 3. Evolução e Definição de Cuidados de Saúde Primários; 4. Organização das atividades em Cuidados de Saúde Primários; 5. Atividades desenvolvidas no âmbito de intervenção das Unidades Funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS); 6. Tipos de consultas nas Unidades Funcionais; 7. Equipa de Saúde Familiar: Funções da equipa, e de cada profissional, e sua articulação dentro da equipa; 8. Metodologia da consulta em Medicina Geral e Familiar; 9. A importância da comunicação no contexto clínico; 10. Relação Assistencial e Modelo Biopsicossocial; 11. Atividades Preventivas e de Promoção de Saúde; 12. Educação para a Saúde; 13. Níveis de prevenção; 14. Programas Nacionais de Saúde; 15. Abordagem Familiar e Sociocomunitária em Medicina Geral Familiar.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem decorrem em regime de tutorias em grupos de 20-25 alunos conduzidas por um docente, que são complementadas pela participação em seminário. As metodologias pedagógicas são de caracter interativo em que o tutor orienta os estudantes na pesquisa de informação relevante para a obtenção dos resultados. Sempre que oportuno esta abordagem é complementada, no período destinado à autoaprendizagem dos alunos, por atividades programadas on-line, utilizando e-conteúdos, videoconferências ou fóruns. A avaliação quantitativa é efetuada por testes de escolha múltipla. A avaliação qualitativa dos comportamentos e atitudes é feita ao longo de toda a Unidade Curricular. Os alunos que não atingem os objetivos são avaliados em exame final sobre os conteúdos da Unidade Curricular.
Bibliografia principal Definição Europeia de Medicina Geral e Familiar. WONCA EUROPA, 2002.
Declaration of Astana. WHO, 2018.
Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada. Tradução Portuguesa. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. 2018; 34:339-343.
Perfil de Competências do Especialista em Medicina Geral e Familiar. Ordem dos Médicos. Colégio de Medicina Geral e Familiar. 2019.
André Biscaia et al. O médico de família português: uma narrativa. Cadernos de Saúde Pública. 2019; 35:e00127118.
Aníbal Rui Magalhães. A importância dos ACeS na reforma dos CSP: estudo de caso do ACeS de Gondomar. 2015.
Lúcio Meneses de Almeida. Da prevenção primordial à prevenção quaternária. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 2005: 91-96.
José Mendes Nunes. Comunicação em Contexto Clínico. Capítulos 4 e 5:47-97.
José Augusto Simões. Ética e Cuidados de Saúde Primários.
Luís Rebelo (coord). A Família em Medicina Geral e Familiar. Conceitos e Práticas. Coimbra:Almedina, 2018.
Normas aplicáveis da Direção Geral da Saúde.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.