Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Antropologia e Sociologia

Antropologia e Sociologia

Código 13857
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(50H)/TP(10H)
Área Científica Ciências Humanas
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem No final da Unidade Curricular o/a estudante deve ser capaz de descrever os objetos de estudo da antropologia e da sociologia e os seus principais métodos e técnicas de pesquisa e de análise. Deve saber aplicar os conceitos e teorias relevantes da antropologia e da sociologia em situações clínicas concretas e num enquadramento de medicina preventiva. Deve demonstrar a consciência da, e o respeito pela, existência de convições e práticas divergentes, consoante as culturas e subculturas. Deve saber analisar a interação entre fatores sociais e fatores biológicos e indicar a provável influência de variáveis como o nível de educação, o tipo de trabalho, o género, a idade e o habitat no estado de saúde das pessoas. Deve saber caracterizar sociologicamente a profissão médica e a instituição hospital com destaque para as relações de poder que as caracterizam.
Conteúdos programáticos 1. Ciências sociais e ciências da saúde
2. Cultura e corpo
3. A sociologia e a saúde.
4. As instituições sociais e a saúde.

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As metodologias de ensino baseiam-se na combinação da componente expositiva - seminários semanais com apresentação da matéria pela docente, com o trabalho em grupo dos/as discentes e discussão durante as tutorias. Estes conteudos são depois alvo de avaliação mediante PEMs. Os e as discentes fazem ainda um trabalho temático que apresentam oralmente num workshop e entregam versão escrita. A avaliação é feita de acordo com os objetivos de aprendizagem e as competências a desenvolver pelo estudante na Unidade Curricular, utilizando os instrumentos de avaliação adequados e segundo os critérios específicos enunciados no documento Critérios de Avaliação do Mestrado Integrado em Medicina.
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal
Cabral, Manuel Villaverde (coord.), Pedro Alcântara da Silva e Hugo Mendes (2002) Saúde e doença em Portugal. Inquérito aos comportamentos da população portuguesa perante o sistema nacional de saúde. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Moon, Graham e R. Gillespie (orgs.) 2002 [1995] Society and health. London: Routledge
Nunes, Berta (1997) O saber médico do povo. Lisboa: Fim do Século.
Womack, Mari (2010) The anthropology of health and healing. Plymouth: AltaMira Press.

2. Bibliografia complementar
Carapinheiro, Graça (1986) “A saúde no contexto da sociologia”, in Sociologia, Problemas e Práticas, 1: 9-22.
Carapinheiro, Graça (1993) Saberes e poderes no Hospital. Uma sociologia dos Serviços Hospitalares. Porto: Afrontamento.
Crespo, Jorge (1990) A história do corpo. Lisboa: Difel.
Ferreira, Pedro Moura (2003) “Comportamentos de risco dos jovens”, in: José Machado Pais e Manuel Villaverde Cabral (orgs.) pp. 41-166. Oeiras: Celta.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.