Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Medicina Preventiva

Medicina Preventiva

Código 13860
Ano 3
Semestre A1
Créditos ECTS 14
Carga Horária OT(120H)/TC(20H)/TP(20H)
Área Científica Saúde Comunitária
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não existem estágios nesta módulo
Objectivos de Aprendizagem Adquirir os conceitos básicos da Saúde Pública; conhecer e analisar exemplos da sua prática.
Compreender os conceitos presentes na evolução da saúde das populações e seus determinantes, na abordagem de saúde pública e na
origem da medicina preventiva e os instrumentos existentes para a sua aplicação no exercício profissional e na prática clínica.
Dar a conhecer as políticas de saúde, as estruturas e os recursos existentes em Saúde que apoiam e permitem a implementação das
políticas, programas e actividades preventivas.
Contextualizar o papel e a acção dos médicos na promoção da saúde, prevenção integrada e controlo das doenças crónicas não
transmissíveis e transmissíveis, na vigilância epidemiológica, nas políticas e programas de saúde, independentemente da especialidade
médica e/ou da ocupação profissional.
Estimular a participação ampla e social dos médicos na Promoção da Saúde enquanto bem-público, na defesa, mediação e capacitação
dos interesses comuns da Saúde e dos cidadãos.
Conteúdos programáticos Os desafios da Saúde num mundo global. Saúde Pública e Medicina Preventiva. Determinantes da Saúde. Saúde e Desenvolvimento humano. As actividades da Organização Mundial da Saúde (OMS). Principais causas de mortalidade no mundo. Indicadores de saúde e medidas de doença. Sistema de monitorização nacional/internacional. Estratégias e planeamento de saúde. A liderança da OMS. Contextualização do planeamento em saúde e das políticas de saúde. Transição epidemiológica: das doenças transmissíveis à epidemia das doenças crónicas não transmissíveis. Abordagem de prevenção ao longo do ciclo de vida.
Prevenção e Controlo das Doenças Não Transmissíveis e das Doenças Transmissíveis. Vigilância epidemiológica. Os programas de prevenção/controlo da OMS.
Saúde Ambiental. Alterações climáticas, poluição atmosférica: efeitos na saúde humana; estratégias preventivas. Prevenção e Controlo do Tabaco e álcool (OMS). Advocacy em saúde. O papel dos profissionais de saúde e da sociedade civil organizada.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aprendizagem centrada no aluno. Enquadramento e orientação pelos tutores. Exposição temática pelos alunos. Discussão interactiva. Seguindo o modelo de aprendizagem centrada no aluno e estimulando uma dinâmica de participação conjunta, discussão interactiva e elaboração de análise de problemas e reflexão, baseada na evidência científica e de saúde pública e raciocínio crítico. Elaboração duma monografia sobre um tema de Medicina Preventiva/Saúde Pública. Trabalho de grupo. Ao longo da aprendizagem, foram sempre contextualizados o papel e a acção dos médicos na promoção da saúde, prevenção integrada e controlo das doenças crónicas não transmissíveis e transmissíveis, na vigilância epidemiológica, nas políticas e programas de saúde, independentemente da especialidade médica e/ou da ocupação profissional. Critérios de avaliação: de acordo com os estabelecidos pela Comissão de Curso do Mestrado Integrado em Medicina da FCS, UBI.

Bibliografia principal Beaglehole R, Bonita R, Kjellstrom T. Basic Epidemiology, second edition. WHO, 2006.
Wilson F, Mabhala M, editors. Key Concepts in Public Health. 2nd eds. Sage Publications; 2015.
S Gilliam, J Yates, Badrinath P, eds. Essential Public Health. Theory and Practice. Second Edition. Cambridge University Press: Cambridge, 2013.
Para além de artigos científicos e livros de saúde pública, a bibliografia disponibilizada na intranet inclui documentos e conteúdos da OMS, OCDE, ONU, ECDC, sendo que um dos objetivos de autoaprendizagem é a navegação eficaz dos alunos nos portais da OMS e outras fontes de informação em saúde, epidemiologia e programas/políticas/estratégias de saúde. Os alunos receberam dos tutores a devida orientação sobre como usar a bibliografia.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.