Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Macroeconomia

Macroeconomia

Código 13990
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino Diurno e Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Proporcionar aos futuros licenciados em Gestão um conjunto de conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam contextualizar as decisões empresariais dentro da economia envolvente.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de: compreender as principais questões macroeconómicas; distinguir as principais medidas dos agregados macroeconómicos; entender os determinantes do comportamento da economia real e monetária no longo-prazo, nos seus aspectos essenciais (produto, emprego, preços); diferenciar o comportamento de uma economia fechada de uma economia aberta e compreender os determinantes da economia real no curto-prazo.
Conteúdos programáticos Capítulo I: Introdução
1.1 Os Princípios da Economia
1.2 Pensar como um Economista

Capítulo II: Interdependência e os Ganhos do Comércio

Capítulo III: Os Dados na Macroeconomia
3.1 O Rendimento de um País
3.2 O Custo de Vida

Capítulo IV: A Economia Real no Longo Prazo
4.1 Produção e Crescimento Económico
4.2 Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
4.3 Desemprego

Capítulo V: Moeda e Preços no Longo Prazo
5.1 Crescimento Monetário e Inflação
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino aplicada na Unidade Curricular é Teórico-Prática. As aulas estão organizadas combinando as duas técnicas de ensino. Primeiramente são explicados os principais conceitos de análise económica para cada tema, discutindo-se casos reais análogos; seguidamente realizam-se exercícios práticos com o objectivo de aplicação e mensuração dos conceitos. Assim, o estudante terá oportunidade de desenvolver a sua capacidade de raciocínio para as questões macroeconómicas, num ambiente colectivo, sendo capaz de resolver problemas reais. Há ainda lugar ao trabalho autónomo do aluno na resolução de exercícios que, não sendo resolvidos em contexto de aula, serão contudo resolvidos posteriormente caso o aluno apresente dúvidas concretas após a sua tentativa de resolução. A avaliação de conhecimentos é feita através da realização de dois testes escritos, com a ponderação de 50% cada.
Bibliografia principal Mankiw, N. Gregory (2018), Principles of Economics, 8th edition, Cengage Learning
César das Neves, João (2011), Introdução à Economia, 9ª Edição, Verbo
Sequeira, Tiago N. (2007), Sebenta de Exercícios de Macroeconomia I, UBI, Covilhã
Língua Português
Data da última atualização: 2024-02-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.