Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Microeconomia

Microeconomia

Código 13995
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino Ensino Presencial.
Estágios Não tem.
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade curricular (UC) tem como objetivo principal fornecer aos estudantes bases da teoria microeconómica bem como capacitá-los de poder crítico e de argumentação sobre questões de foro microeconómico. No final da UC, os alunos deverão estar capacitados a: - Compreender como os consumidores individualmente procedem às suas decisões de consumo. - Analisar como as empresas tomam decisões sobre a produção. - Analisar os custos de produção. - Resolver problemas concretos de produção e consumo - Perceber como é que os agentes económicos interagem no mercado, consoante a estrutura em que operam. - Compreender o funcionamento da oferta e da procura e a formação do equilíbrio de mercado. - Compreender e distinguir as diferentes estruturas de mercado. -Analisar as perdas sociais do monopólio comparativamente a concorrência perfeita. -Conseguir proceder a um discurso microeconómico coerente, e conseguir aplicar a teoria a casos concretos da realidade.
Conteúdos programáticos 1. A teoria do consumidor: 1.1 Restrição orçamental 1.2 Preferências dos consumidores 1.3 Utilidade 1.4 A escolha do consumidor 1.5 Efeitos da variação de preços. 1.6 Efeito da variação de rendimento 2. A teoria da produção e custos: 2.1 Tecnologia e teoria da produção 2.2 Custos de Produção 3. Estruturas de mercados: 3.1 Procura e Oferta de Mercado 3.2 Excedente do consumidor e do produtor 3.3 Elasticidades 3.4 Concorrência perfeita 3.5 Concorrência imperfeita: monopólio, oligopólio e concorrência monopolística.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas serão teórico-práticas. No início de cada tópico dos conteúdos programáticos é feita uma abordagem teórica dos conceitos assim como exemplificação real do problema seguida de formalização matemática. Posteriormente, procede-se à realização de exercícios práticos de forma a aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos. Durante as aulas é também fomentada a aplicação dos conceitos à realidade, recorrendo essencialmente a problemas económicos da atualidade. Assim, a avaliação é composta por dois testes que visam avaliar os conhecimentos dos alunos.
Bibliografia principal Samuelson, P. e Northaus, W.D. (2005): Economia, Lisboa, McGraw-Hill; Frank, R.H. (1997): Microeconomia e Comportamento, Lisboa, McGraw-Hill; Mata, José (2000): Economia da Empresa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa Mankiw, N. (2001) Princípios de Economia, Campus, trad da 2ª ed Americana. Pindick, R., Rubinfeld, D. (2002), Microeconomia, Pearson Education, Quinta Edição. Mateus, M, Mateus, A. (2002) Microeconomia, Verbo, 1ªEdição.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-08-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.