Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Estágio Integrado em Contabilidade

Estágio Integrado em Contabilidade

Código 14024
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 18
Carga Horária OT(30H)
Área Científica Contabilidade
Estágios Sim
Objectivos de Aprendizagem Com esta unidade curricular pretende-se a:
- Aquisição de competências específicas e profissionais relacionadas com a inserção no mercado de trabalho e o exercício da profissão do contabilista certificado.
- Aquisição de competências transversais que permitam relacionar várias unidades curriculares do curso.
- Aquisição de competências relacionais associadas com o trabalho em equipa e com o desenvolvimento de capacidades de relacionamento em contexto empresarial.
Conteúdos programáticos O estágio curricular deve, pelo menos, incidir sobre os seguintes requisitos: aprendizagem relativa à forma como se organiza a contabilidade nos termos dos planos de contas oficialmente aplicáveis, desde a receção dos documentos até ao seu arquivo, classificação e registo; práticas de controlo interno; apuramento de contribuições e impostos e preenchimento das respetivas declarações; encerramento de contas e preparação das demonstrações financeiras e restantes documentos que compõem o “dossier fiscal”; preparação da informação contabilística para os relatórios e análise de gestão; contactos com os serviços relacionados com a profissão.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação No início do semestre, é atribuído um orientador da UBI e um tutor da empresa, onde irá realizar o estágio, a cada aluno seleccionado.
O aluno é colocado na empresa, sendo promovida/realizada uma primeira reunião entre orientador, tutor e aluno logo nesse primeiro contacto.
Durante todo o semestre, tutor, orientador e aluno mantêm um contacto permanente para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do estágio e da elaboração do relatório de estágio.
No final do semestre a avaliação é efectuada através dos seguintes requisitos:
- Conclusão do estágio em contexto de trabalho com a duração mínima de 6 meses;
- Conclusão do estágio com parecer favorável do tutor;
- Elaboração e aprovação do relatório de estágio;
- Apresentação e discussão do relatório de estágio perante um júri constituído por 3 elementos (geralmente tutor, orientador e coordenador da UC).
- Aprovação na UC com atribuição de classificação final.
Bibliografia principal Diversa, adaptada a cada situação concreta.
Língua Português

Curso

Gestão
Data da última atualização: 2019-08-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.