Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Auditoria

Auditoria

Código 14059
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Contabilidade
Tipo de ensino Ensino teórico-prático presencial
Objectivos de Aprendizagem Compreender a função da auditoria no processo de relato financeiro.
Conhecer o processo e os conceitos fundamentais da Auditoria, o quadro legal de atuação dos Auditores. Identificar os objetivos e limitações da auditoria. Distinguir os vários tipos de auditoria e serviços conexos. Saber distinguir as responsabilidades do órgão de gestão e dos auditores. Identificar e compreender os procedimentos do trabalho de auditoria e a forma como estes se refletem nos relatórios de auditoria.
Saber interpretar um relatório de auditoria/CLC nas suas diferentes modalidades.
Compreender e saber avaliar o risco de auditoria nas suas diferentes componentes e conceber estratégias de resposta ao risco.
Compreender o papel do controlo interno para os gestores e auditores. Conhecer os principais critérios de mensuração, as medidas de controlo interno e os procedimentos de auditoria aplicáveis nas diversas áreas das demonstrações financeiras e identificar a informação relevante para a Auditoria.
Conteúdos programáticos 1. ASPETOS GERAIS E OBJETIVOS DA AUDITORIA
2. ENQUADRAMENTO NORMATIVO, ÉTICA E RESPONSABILIDADES DOS AUDITORES
3. PLANEAMENTO DO TRABALHO DE AUDITORIA
4. A PROVA OU EVIDÊNCIA EM AUDITORIA
5. AVALIAÇÃO DE RISCOS, CONTROLO INTERNO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
6. AUDITORIA ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
7. CONCLUSÕES E RELATÓRIO DE AUDITORIA
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas serão teóricas e práticas e os critérios de avaliação estabelecidos visam aferir a apreensão dos conceitos teóricos e sua aplicação prática a casos concretos. Os conteúdos teóricos serão apresentados pelo docente privilegiando o método expositivo com recurso a meios audiovisuais. Em complemento, de modo a avaliar de forma contínua a evolução da aprendizagem, serão apresentados e discutidos estudos de caso e resolvidos exercícios relacionados com as matérias dadas.
Paralelamente será proposto ao aluno que partindo de um caso real simulem a preparação de uma auditoria, com o objectivo não só de aplicar conceitos apresentados em aula, mas também estimular o aprofundamento desses mesmos conteúdos e a obtenção/descoberta de novos conhecimentos.



Bibliografia principal –  IFAC / Ordem dos Revisores Oficiais de Contas – Guia de aplicação das ISA: Conceitos fundamentais e orientação prática
–  IFAC / Ordem dos Revisores Oficiais de Contas – Manual das Normas Internacionais de Controlo de Qualidade, Auditoria, Revisa~o, Outros Trabalhos de Garantia de Fiabilidade e Servic¸os Relacionados (Partes I e II)
- Almeida, Bruno José Machado de - "Manual de auditoria financeira: uma análise integrada baseada no risco" Escolar Editoria
–  Arens, Elder e Beasley- “Auditing and Assurance Services, an Integrated Approach” - Prentice Hall
–  Baptista da Costa - “Auditoria Financeira, Teoria e Pra´tica” - Rei dos Livros
–  Graham W. Cosserat / Neil Rodda- “Modern Auditing” - John Wiley & Sons, Ltd.
–  Ordem dos Revisores Oficiais de Contas – Guia de Controlo de Qualidade para Firmas de Auditoria de Pequena e Me´dia Dimensa~o
– Artigos científicos, leis e regulamentos com relevância para a auditoria.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.