Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Contabilidade e Controlo de Gestão

Contabilidade e Controlo de Gestão

Código 14079
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Contabilidade
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos uma compreensão alargada da importância da contabilidade e do controlo de gestão no dia a dia das organizações. Visa ainda, discutir os principais desenvolvimentos na área da contabilidade e controlo de gestão.
Assim, pretende se que o aluno seja capaz de:
Descrever as teorias e modelos ensinados e aplica-los em casos concretos;
Compreender o papel do profissional de contabilidade nas organizações
Avaliar sistemas de controle de gestão e práticas de contabilidade de gestão
Relevar a importância do controlo de gestão como ferramenta de criação de valor, de avaliação de desempenho e gestão estratégica
Compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações;
Incentivar a análise crítica de soluções para a conceção de sistemas de controlo de gestão
Conteúdos programáticos
1 – Objetivos e fundamentos da contabilidade e controlo de gestão
2 – O papel do profissional de contabilidade nas organizações;
3- O custeio e a gestão baseada nas atividades (ABC/ABM/TDABC)
4- O orçamento e a prestação de contas
5- A avaliação de desempenho e a criação de valor
6 - A ligação da contabilidade e controlo de gestão à estratégia da organização (BSC)
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas desta UC são teóricas e práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de exemplos práticos para exemplificar a sua aplicação em contextos organizacionais específicos. Os alunos são ainda envolvidos nas várias temáticas através da preparação e apresentação de um trabalho e da análise crítica do trabalho de outros colegas. Durante as aulas procura-se envolver todos os alunos na discussão dos trabalhos apresentados com o objetivo de estimular a análise crítica.
A avaliação desta UC contempla 4 vertentes: realização de um trabalho de grupo escrito (TG), apresentação do trabalho (AT), realização da análise crítica de um trabalho (AC) e Exame Global (EG).
A nota final é obtida a partir da seguinte fórmula: N= 0,40 TG + 0,10 AT + 0,20 AC + 0,30 EG
Bibliografia principal Jordan, H., Neves, J. e Rodrigues, J. (2021). O controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11.ª Ed. Lisboa: Áreas Editora.
Drury, C. (2021), Management and Cost Accounting, 11th Edition, Cengage Learning EMEA, UK
Cruz, I; Coimbra, C; Abrantes, L.; Alves, M. e Quesado, P. (2023) Contabilidade de Gestão Avançada, Editora Almedina, Coimbra.
Kroon, N, Alves, M, and Martins, I. (2021) The Impacts of Emerging Technologies on Accountants’ Role and Skills: Connecting to Open Innovation—A Systematic Literature Review. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity 7, no. 3: 163.
Alves M. & Matos S. (2017) Mudanças nas funções do profissional de contabilidade após a implementação do ERP, Revista Gestão e Secretariado – GESEC, Vol. 8, Nº3, pp.70-92
Macintosh, N. and Quattrone, P. (2011) Management Accounting and Control Systems – An Organizational and Sociological Approach. 2nd Ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.