Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Liderança e Recursos Humanos

Liderança e Recursos Humanos

Código 14080
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Gestão
Objectivos de Aprendizagem No final da unidade curricular o aluno deverá compreender e analisar e discutir dimensão operacional e estratégica da GRH, bem como o valor acrescentado da função RH no contexto organizacional.
O aluno deverá também compreender com profundidade, e em toda a sua abrangência, a liderança, os processos de liderança de equipas de trabalho, de forma a poder atuar adequadamente em contexto organizacional.
O aluno deve ainda ser capaz de identificar as fontes de conflito, definindo e implementando estratégias preventivas de atuação, e de gestão dos conflitos organizacionais.
Conteúdos programáticos 1.A gestão de recursos humanos em contexto de mudança.
2. A gestão estratégica de recursos humanos e a gestão sustentável de recursos humanos.
3- Capital humano e capital psicológico.
4. Gestão de recursos humanos e cultura organizacional.
5. A liderança e o desenvolvimento dos recursos humanos.
6. Liderança de equipas e teambuilding.
7- Novas perspetivas de liderança.
8- Conflito e negociação.
9- Instrumentos de medida e tópicos atuais de investigação na gestão das pessoas
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Combinação entre o método expositivo e o método ativo de ensino-aprendizagem. Aulas baseadas em exposição e também, no diálogo, bem como na análise critica de casos práticos, de modo a se relacionar a análise conceptual e teórica às situações e práticas concretas.
A exposição, análise e discussão de artigos científicos ou de casos práticos, por parte dos alunos, visa o desenvolvimento da capacidade de argumentação e a solidificação das suas bases cientificas.
Os trabalhos individuais ou de grupo, cujos temas são apresentados no início da unidade curricular e estão diretamente relacionadas com o programa da disciplina, visam o desenvolvimento da capacidade de interação e cooperação em equipa, considerados vitais para a inclusão na vida organizacional.
Finalmente será utilizado como momento de avaliação um teste escrito e trabalhoas individuais e de grupo.
Bibliografia principal BASS, B.M., RIGGIO R.E. (2006) “Transformational Leadership”, Lawrence Erlbaum Associates Psychology Press, New Jersey.
BREWSTER, C, e HEGEWISCH A. (2017) “Policy and Practice in European Human Resource Management”, Routledge, London.
CUNHA, M.P., REGO, A., CUNHA, R.C., CARDOSO, C.C., MARQUES, C.A. e GOMES, J.F.S. (2015) “Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano”, Sílabo, Lisboa.
EHNERT, I, HARRY, W, ZINK, K. J. (2014) “Sustainability and Human Resource Management: Developing Sustainable Business Organizations”, Springer, London.
JESUÍNO, J.C. (2005) “Processos de liderança”, 4ª Edição. Lisboa: Livros Horizonte, (2005). REGO, A., CUNHA, M.P, (2003) "Comportamento Organizacional e Gestão, Instrumentos de Medida", Escolar Editora, Lisboa.
ROBBINS, SP., JUDGE, TA. (2017) "Essentials Of Organizational Behavior", Pearson Education, New Jersey.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.