Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Teoria da Arquitetura II

Teoria da Arquitetura II

Código 14098
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(60H)
Área Científica Teoria e História da Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem Considerando-se a Teoria como um meio de proporcionar, aos alunos, capacidade reflexiva e crítica construtiva autónoma e independente tanto de modelos como linhas de pensamento arquitectónico apresentando de forma clara os principais conceitos teóricos integrantes do corpo disciplinar da Arquitectura e da Teoria da Arquitectura. Pretende-se que a disciplina de Teoria de Arquitectura II constitua a base de conhecimentos e reflexão ao longo do curso de Arquitectura consciencializando o aluno para a importância da investigação e análise na metodologia de projecto, na fundamentação, na argumentação e no espírito crítico próprios da teoria da arquitectura e, consequentemente da prática arquitectónica. Procura-se que esta disciplina seja um instrumento de apoio ao Projecto permitindo capacitar cada aluno com a sua própria interpretação crítica e escolha independente através da reflexão sobre o pensamento e discurso de diversos autores.
Conteúdos programáticos
1. Teoria da arquitectura: instrumentos de análise e interpretação.
2. Criação arquitectónica – princípios, métodos e tendências.
3. Fundamentos da forma arquitectónica; Forma – Escala - Construção e significado.
4. Espaço arquitectónico – evoluções conceptuais.
5. O projecto Arquitectónico: essência e especificidade.
6. Geometria como elemento organizador da ideia.
7.Critica Arquitectónica e consequência projectual.
8. A ideia construída.
9. Tipologia como instrumento.
10. Paradigmas contemporâneos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação
Esta unidade curricular tem a duração de um semestre letivo, envolvendo 60 horas de contacto com o docente a aprovação a esta unidade curricular confere ao estudante 5 ECTS. As horas de contacto estão organizadas do seguinte modo: total de 60 horas de aulas teóricas (T), onde é feita a exposição dos conteúdos programáticos e debatidos os conceitos e ideias subjacentes aos conteúdos programáticos; Existe ainda a possibilidade de consulta do docente, para esclarecimento individual de dúvidas, durante o período de atendimento semanal. As aulas destinam-se a apresentar os objetivos do processo de ensino aprendizagem; sensibilizar os alunos para o estudo dos temas relacionados; estimular o interesse pela análise crítica e pela pesquisa de informação relacionada com a disciplina; A avaliação, varia em regra dentro dos seguintes limites e inclui:
a) Avaliação contínua (assiduidade/participação) - 15%
b) Apresentação do Trabalho Teórico - 25%
c) Trabalho(s) Teórico(s)- 60%
Bibliografia principal AA.VV.; Teoria da Arquitectura – do Renascimento aos nossos dias; Ed. Tachen 2003
AA.VV.; Textos de Critica de Arquitectura comentados; DP-ETSAM 2003
AA.VV; Textos de la Arquitectura de la Modernidad; Nerea 1994
CAMPO BAEZA, Alberto; "A ideia construida"; Ed. Caleidoscópio 2004
DIEZ DEL CORRAL, Juan; "Manual de crítica de la arquitectura"; Ed. Biblioteca Nueva; Madrid 2005
DOORDAN, Dennis; "Twentieth-Century Architecture"; Laurence King Publishing; London 2001
HAYS, K. M.; Architecture, Theory since 1968; The MIT Press 1988
LEACH, Neil (ed.); "Rethinking Architecture – a reader in cultural theory"; Routledge; London 1997
MONTANER, J.; Arquitectura y crítica; GG; Brcelona 1999
MOREIRA, Cristiano; "Reflexões sobre o método"; FAUP
NESBITT, K (ed), Theorizing a new agenda for architecture, Princeton Architectural Press, New York, 1996.
ZUMTHOR, Peter; "Atmosferas"; Ed. GG; Barcelona 2006

Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.