Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Projeto III/2

Projeto III/2

Código 14111
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(90H)/TP(120H)
Área Científica Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem » Ampliar a complexidade programática e as escalas de intervenção praticadas nos anos anteriores. » Reconhecer o valor da planta, do alçado, do corte, da maquete, etc., como o conjunto de ferramentas capazes de definir integralmente um projecto. » Compreender e resolver a forma arquitectónica – para edifícios, ou conjuntos de edifícios, com diferentes usos – como resultante de múltiplas solicitações (urbanas, funcionais, estéticas, simbólicas, produtivas, climáticas, comunicacionais, etc.). » Conjugar todas as condicionantes presentes no acto projectual (legislativas, construtivas, estruturais, etc.). » Desenvolver o conceito de projecto de execução (sistema construtivo, materiais, ligações, pormenores, etc.) » Insistir fortemente na produção de trabalho nas aulas, nas trocas de opinião inerentes à prática de atelier e nas apresentações e debates públicos, para optimizar o intercâmbio de ideias e desenvolver a autocrítica e a crítica construtiva em geral.
Conteúdos programáticos Consolidar competências na selecção e aplicação dos métodos de projecto envolvidos na arquitectura e na construção, elevando conhecimentos, experiência e capacidades. Compreender a arquitectura e o espaço urbano com base na experimentação pessoal. Enriquecer a cultura arquitectónica, evitar ideias preconcebidas na expressão arquitectónica individual. Desenvolver projectos a diferentes escalas, valorizando o sentido crítico, a capacidade de escolha, a acção rigorosa, a concepção e a consistência formal. Entender a arquitectura como actividade experimental, promover o projecto como síntese – lugar, programa, forma, escala, linguagem – resolvido através do desenho e do modelo, meios de análise no acto criativo. Aglutinar áreas como estruturas, construções, teoria, história, a convergir no acto projectual. Eleger a construção como enriquecedora da espacialidade e da linguagem do projecto, salientar o detalhe construtivo como ferramenta de definição da forma e não como um trâmite a cumpri
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O acompanhamento dos trabalhos pelos professores, de forma continuada, é obrigatório! Atendendo às características da UC, a avaliação será naturalmente contínua, baseada no acompanhamento da evolução dos exercícios a desenvolver ao longo do semestre, na avaliação da respectiva apresentação final obrigatória e compreenderá todos os aspectos da participação do aluno, individualmente e em grupo, nomeadamente quanto a: » Assiduidade*; » Participação nas aulas; » Interesse e dedicação; » Criatividade e inovação; » Sentido crítico e auto-crítico; » Espírito de iniciativa; » Evolução positiva dos trabalhos; » Desenvolvimento pessoal; » Capacidade de expressão; » Rigor de representação. A conjugação da totalidade destes aspectos será traduzida numa informação numérica final, na escala de 0 a 20 valores. * Para garantir os parâmetros de avaliação contínua, os alunos deverão comparecer a um mínimo de 75 % das aulas, ou ficarão impossibilitados de obter frequência ou aprovação à UC.
Bibliografia principal Alexander, Christopher, 1981. El Modo Intemporal de Construir. Barcelona: GG. Arc en Rêve Centre d'Architecture, 2009. New Forms of Collective Housing in Europe. Basileia: Birkhäuser. Consiglieri, Victor, 1994. A Morfologia da Arquitectura. Volume I. Lisboa: Editorial Estampa. Deplazes, Andrea, ed,, 2005, Constructing architecture materials processes structures: a handbook. Berlin: Birkhauser. Gausa, Manuel, 1998. Housing. Nuevas alternativas, nuevos sistemas. Barcelona: Koolhaas, Rem, 1995. S,M,L,XL. Roterdão: 010 Publishers. Le Corbusier, Œuvre Complète. Birkhäuser, Basel, Boston, Berlin, uncorrected reprint 1999. Lynch, Kevin, 1982. A Imagem da Cidade. Porto: Edições 70. Melgarejo, Maria, 1996. Nuevos modos de habitar. Valencia: COACV. Monteys, Xavier, 2001. Casa collage: un ensayo sobre la arquitectura de la casa. Barcelona: Gustavo Gili. Mozas, Javier & Fernandez, Aurora, 2006. Density, new collective housing. Vitoria: a+t. Panero, Julius; Zelnik, Martin - Dimensionamento humano p
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.