Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Física das Construções

Física das Construções

Código 14118
Ano 4
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Construção
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular de Física das Construções tem por objetivo conferir conhecimentos teóricos e práticos no domínio da térmica de edifícios, acústica de edifícios e de segurança contra incêndios em edifícios.
As seguintes competências serão desenvolvidas nesta unidade curricular:
a) Compreensão dos parâmetros de conforto termo-higrométrico, parâmetros climáticos e envolvente térmica.
b) Compreensão dos fenómenos de transmissão de calor.
c) Domínio do cálculo dos parâmetros físicos dos elementos opacos e envidraçados, dos parâmetros associados à inércia térmica e à renovação do ar.
d) Compreensão do cálculo dos balanços energéticos em edifícios, da legislação e da elaboração do projeto térmico.
e) Domínio dos processos de correção acústica e de transmissão de sons aéreos e de percussão em edifícios.
f) Compreensão da legislação e da elaboração do projeto acústico de edifícios.
g) Reconhecimento do impacto da legislação de segurança contra incêndio na arquitetura.
Conteúdos programáticos 1) Comportamento térmico de edifícios: Eficiência energética e conforto térmico; Ambiente interior em edifícios; Condições climáticas; Caraterização da envolvente térmica; Transmissão de calor; Coeficientes de transmissão térmica; Transferência de calor por transmissão na envolvente; Transferência de calor associada à renovação do ar; Ganhos solares brutos e ganhos internos brutos; Inércia térmica e ganhos térmicos úteis; Balanços energéticos nas estações de aquecimento e de arrefecimento; Energia associada à preparação de AQS; Energias renováveis; Sistemas passivos para climatização; Sistemas técnicos para climatização e AQS; Energia primária e emissões de CO2; Classe energética; Regulamentos; Projeto térmico.
2) Comportamento acústico de edifícios: Correção acústica; Acústica geométrica; Isolamento acústico a sons aéreos e de percussão; Métodos simplificados de cálculo; Regulamentos; Projeto acústico.
3) Segurança contra incêndio em edifícios: Regulamentos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular tem a duração de um semestre, envolvendo 60 h de contacto com o docente, 70 h de trabalho autónomo e 10 h de avaliação. A aprovação a esta UC confere ao estudante 5 ECTS. As horas de contacto incluem 30 h de aulas teóricas (T) e 30 h de aulas práticas (PL). A avaliação é realizada em duas fases, avaliação contínua e exame, sendo que o aluno fica dispensado de exame se aprovar na avaliação contínua. Os requisitos mínimos (assiduidade e classificação) para ser admitido a exame, bem como os critérios de avaliação contínua e de exame, são estabelecidos anualmente pelo regente da unidade curricular observando o seguinte: a avaliação contínua inclui teste(s) (50 a 70%), trabalhos práticos (30 a 50%) e assiduidade e participação (0 a 10%); a avaliação em exame inclui um teste (60 a 100%) e os trabalhos práticos (0 a 40%). Em exame não é permitida a melhoria dos trabalhos práticos (projetos térmico e acústico) realizados em avaliação contínua.
Bibliografia principal 1) Miguel C.S. Nepomuceno, Desempenho energético de edifícios: Parte I - Edifícios de habitação, [Documento de apoio às aulas de Física das Construções], v.2, Covilhã, UBI (2018).
2) Nepomuceno, Miguel C.S. – Acústica de Edifícios: Conceitos e enquadramento regulamentar, UBI, 2014.
3) Pina dos Santos, C. A.; Matias, Luís - Coeficientes de transmissão térmica de elementos da envolvente dos edifícios, LNEC ITE 50, Lisboa, 2006;
4) Henriques, F.M.A.- Humidade em Paredes, LNEC, 1994
5) Tadeu, A.; Mateus, D. - Comportamento Acústico de Edifícios, Lab. de Construções, FCTUC, Coimbra, 2001;
6) Patrício, Jorge - Acústica nos edifícios, ISBN: 972-9025-21-5, 2003.
7) Castro, C; Abrantes, J. - Manual de segurança contra incêndios em edifícios, Esc. Nac. Bombeiros, 2 Ed., 2009.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.