Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Projeto IV/2

Projeto IV/2

Código 14121
Ano 4
Semestre S2
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(90H)/TP(120H)
Área Científica Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem - Envolver o ‘Desenho Urbano’ no pensamento e construção da ideia arquitectónica, reflectindo sobre os processos de evolução da cidade;
- Fomentar a análise histórica e teórica sobre a história, o desenvolvimento urbano e a paisagem arquitectónica, resultantes de diversos modelos e escalas, bem como, de diversos fenómenos culturais, sociais, económicos, políticos e religiosos;
- Repensar o espaço público da cidade, promovendo novos usos e dinâmicas de funcionamento;
- Fomentar a análise histórica e teórica de edifícios museológicos relevantes;
- Instruir o aluno/a para a manipulação e execução das várias fases de elaboração de um projecto de arquitectura em contexto real de trabalho;
- Realizar dois projectos que se articulam entre os dois semestres de ‘Projecto’, transversal a várias temáticas e especialidades, desde a cidade, a sociedade, a paisagem, o espaço urbano, a arte, a conceptualidade, as tecnologias, a construção e a reabilitação, entre outras.

Conteúdos programáticos O programa da unidade curricular Projecto IV consiste num exercício de longa duração que se debruça sobre a história, evolução e dinâmicas do Centro Histórico de Trancoso e a construção do futuro Museu da Cidade de Trancoso em relação directa com a praça desenvolvida no 1º semestre.
O exercício aprofunda, por um lado, metodologias de projecto e, por outro lado, a produção de conhecimento em arquitectura, ambos aplicados a um contexto real de investigação e de prática profissional, desenvolvido no âmbito de um projecto financiado do CIAUD-UBI. Trata-se de um projecto com uma vertente de investigação sobre a história e evolução da Cidade de Trancoso e do Solar dos Costas, Lopes e Tavares, e uma vertente de projecto de arquitectura para a construção do futuro Museu da Cidade de Trancoso e a requalificação do Largo Doutor Eduardo Cabral.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1 - O trabalho a desenvolver ao longo do semestre terá suporte num exercício (projecto I), que será dividido em três fases e um exercício mais rápido (projecto II “surpresa”). O projecto I inicia-se com uma fase de pesquisa/investigação (em grupo). (ver programa do exercício).
2 - A avaliação é contínua, pressupondo a participação activa nas aulas, que funcionarão em regime de ateliê. Por este motivo a disciplina de Projecto IV não terá exame.
3 - É condição mínima, para que o aluno disponha de avaliação positiva, ter realizado de forma satisfatória e assídua os exercícios. Factores intervenientes na avaliação contínua: acompanhamento do programa dado pelos docentes por parte do estudante; cumprimento dos prazos de entrega de cada trabalho; pesquisa bibliográfica e iconográfica de temas e assuntos referidos nas aulas; relatórios sobre visitas de estudo e conferências; desenvolvimento dos exercícios práticos.
4 - Avaliação Contínua (assiduidade/participação).
Bibliografia principal AA.VV., 2004. Arquitectura Popular em Portugal. 4ª Ed. Lisboa: Ordem dos Arquitectos.
Alexander, Christopher, 1981. El Modo Intemporal de Construir. Barcelona: GG.
Consiglieri, Victor, 1994. A Morfologia da Arquitectura. Volume I. Lisboa: Editorial Estampa. Consiglieri,
Ketcham, Diana, 2005. The de Young in 21st century, A Museum by Herzog & de Meuron. London: Thames & Hudson.
Lamas, José M. R. G., 1993. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Le Corbusier, 1975. Maneira de Pensar o Urbanismo. Lisboa: Edições Europa América.
Le Corbusier, 1992. Urbanismo. São Paulo: Martins Fontes Editora.
Lynch, Kevin, 2007. A Boa Forma da Cidade. Porto: Edições 70.
Rossi, Aldo, 2001. A Arquitectura da Cidade. Lisboa: Edições Cosmos.
Távora, Fernando, 2006. Da Organização do Espaço. Porto: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Zaugg, Rémy, 2013. The Art Museum of My Dreams or A Place for the Work and the Human Being. Zurich: Sternberg Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.