Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Metodologias de Investigação

Metodologias de Investigação

Código 14125
Ano 5
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem Desenvolver nos estudantes capacidades de investigação gerais e específicas nas diversas temáticas da arquitectura - da representação e do protejo à teoria/história, e da relação com a sociedade e o habitat humano ao urbanismo e ordenamento do território. i) Apoio à elaboração de uma dissertação de mestrado – com perfil diversificado projectual e/ou teórico (a desenvolver no semestre subsequente); mas referem-se, também (ii) à sensibilização e ao apoio dos estudantes no sentido da continuidade de processos de investigação úteis a todas as actividades ligadas à prática arquitectónica, com destaque para as acções multidisciplinares de reabilitação e requalificação da edificação e de espaços urbanos, bem como as complexas intervenções territoriais; e (iii) ainda à importância desta formação no provável desenvolvimento de percursos pessoais de alunos especificamente direccionados para a investigação.
Conteúdos programáticos a) introdução à investigação e aos seus objectivos;
b) especificidade da investigação nas áreas de arquitectura e urbanismo e principais subáreas de direccionamento temático;
c) aspectos específicos a salientar nos processos de investigação utilizados por outras áreas temáticas;
d) metodologias, tipos e modelos de investigação;
e) planeamento e sistematização da investigação e principais resultados;
f) aspectos éticos e ligados a recursos e limitações;
g) bases teóricas e práticas disponíveis;
h) métodos de análise e de avaliação do uso, da satisfação e da qualidade arquitectónica;
i) métodos de investigação com estudos de caso;
j) redacção e apresentação “editorial” de trabalhos técnicos e científicos;
k) apresentação pública de trabalhos técnicos e científicos.
Bibliografia principal ALVES, Maria da Piedade. Metodologia Científica. Escolar Editora, Lisboa, 2012.
CEIA, Carlos. Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. 4.ª ed., col. Ensinar e Aprender, Editorial Presença, Lisboa, 2000 (1.ª ed., 1995).
ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. 3.ª ed., trad. de Ana Falcão Bastos e Luís Leitão, Editorial Presença, Biblioteca de Textos Universitários, Lisboa, 1984 (1.ª ed., 1977).
ROSÀRIO, Carmeliza; GRANJO, Paulo; CAHEN, Michel. O que é investigar? Col. Cadernos de Ciências Sociais, Escolar Editora, Lisboa, 2013.
STAKE, Robert E. A Arte da Investigação com Estudos de Caso. 3.ª ed., trad. de Ana Maria Chaves, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2012 (1.ª ed., 1995).
Língua Português
Data da última atualização: 2020-03-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.