Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Projeto V/1

Projeto V/1

Código 14135
Ano 5
Semestre S1
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(90H)/TP(120H)
Área Científica Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem O programa tem por objetivos:
- Fomentar a análise histórica e teórica sobre os paradigmas da Arquitetura do século XXI, nomeadamente sobre novos contextos e novos modelos e escalas, resultantes de fenómenos culturais, sociais, económicos e políticos contemporâneos em constante transformação;
- Repensar o sentido de comunidade, promovendo novos usos e dinâmicas de funcionamento, adaptados a uma cultura específica;
- Explorar diferentes processos e metodologias de concepção do projeto arquitetónico adaptados a diferentes culturas.
No fim do exercício prático, os estudantes deverão demonstrar que foram capazes de:
- Compreender e caracterizar o contexto natural, urbano, histórico e social de um local fornecido;
- Compreender e caracterizar a especificidade da situação morfológica, orográfica e topográfica desse local;
- Propor uma solução adequada ao contexto e aos pressupostos enunciados por um promotor;
- Propor uma caracterização construtiva adequada ao contexto e ao programa.
Conteúdos programáticos O 1º semestre de Projecto V pressupõe a realização de dois trabalhos práticos. O primeiro trabalho corresponde a um exercício de diagnóstico rápido, a executar no prazo aproximado de uma semana. O segundo corresponde à resposta a uma competição internacional: o concurso de ideias designado em inglês “Inspirational Hostel 2020 Competition: design a space for artists retreat, creativity and insight”. O exercício tem por objetivo geral confrontar os estudantes com uma situação emergente na prática académica e profissional contemporânea: a necessidade de lidar com terrenos fisicamente inacessíveis, situados em qualquer lugar do planeta, para o desenvolvimento de uma proposta que possa ser, simultaneamente, adequada a nível local e relevante a nível global. No âmbito específico do percurso académico dos estudantes da turma, o exercício visa permitir uma experiência de liberdade formal, espacial e compositiva.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Ao longo do semestre os alunos serão acompanhados segundo aulas, Teórico-Práticas e Orientação-Tutorial.
Nas TP desenvolvem-se os trabalhos de Projecto e respectivo acompanhamento, além de sessões de apresentação e crítica, envolvendo todas as turmas.
Nas OT, será dado acompanhamento teórico. Serão realizados exercícios que deverão contribuir para a definição do objecto do exercício prático. Apresentações e discussão sobre obras de diversos arquitectos com o objectivo de colocar em relevo os temas que envolvem a definição do objecto arquitectónico.
O semestre pressupõe a realização de um exercício dividido em duas fases. Os trabalhos desenvolver-se-ão segundo um sistema de entregas faseadas ajustadas aos períodos de reflexão e projecto.
Componente Teórico/prática – 80% [Classificações das várias entregas de Projecto]
Componente Tutorial – 20% [colocar nome da tarefa]
Bibliografia principal ARGAN, Giulio Carlo – A História de Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
CHOAY, Françoise – A Regra e o Modelo: Sobre a Teoria da Arquitectura e do Urbanismo. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2007.
FRAMPTON, Kenneth – Introdução ao Estudo da Cultura Tectónica. Lisboa: Edição da Associação dos Arquitectos Portugueses, 1998.
ROSSI, Aldo – A Arquitectura de Cidade. Lisboa: Edições Cosmos, 2001.
_
“Inspirational Hostel 2020 Competition: design a space for artists retreat, creativity and insight”, cujas bases nesta data se encontram disponíveis em http://www.opengap.net/index.php?p=ficha_concurso_abierto&id=662
Língua Português
Data da última atualização: 2021-02-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.