Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Elementos de Escolha do Estudante II

Elementos de Escolha do Estudante II

Código 14325
Ano 3
Semestre A1
Créditos ECTS 2
Carga Horária S(30H)/TP(16H)
Área Científica Ciências Biopatológicas
Objectivos de Aprendizagem - Capacitar o estudante a elaborar uma proposta de investigação em saúde e habilitá-lo a elaborar um projeto que serva de base à dissertação de Mestrado
- Integrar temas do interesse do estudante sob a orientação de investigadores e/ou especialistas clínicos;
- Contatar com técnicas e metodologias laboratoriais e de investigação integrando conhecimentos adquiridos com temas de atualidade científica;
- Demonstrar capacidade de raciocínio tendo por base os conhecimentos adquiridos e a sua relação com a clínica numa abordagem holística.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa na resolução de problemas e na aquisição de conhecimentos bem como a capacidade criativa e crítica para a investigação e para a atividade clínica.
Conteúdos programáticos Em Introdução à Investigação serão abordadas as diferentes etapas do método científico, problemas abordáveis por investigação, revisão de bibliografia relevante, recursos informáticos e bibliográficos incluindo de gestão de informação, hipóteses a serem testadas em investigação, metodologias quantitivas e qualitativas, regras sobre a dissertação de mestrado na UBI, diferentes niveis de investigação, Básica, Translacional, Clinica, de informação; monografia, revisão sistematica, metanalise, elaboração de projetos de investigação, estratégias de investigação, ambiente de investigação em saúde na UBI, Portugal e Europa.

O estudante poderá optar por um módulo laboratorial de investigação ou um módulo clínico, com duração de 1 semana. Os módulos laboratoriais de investigação e os módulos clínicos abordarão os conteúdos programáticos leccionados nas Unidades Curriculares do 3º ano do Curso de forma integrada.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem nesta unidade curricular decorrem em regime teorico-prático, que poderá integrar atividades em contexto laboratorial, análise de casos clínicos, seminários e workshops.
A avaliação inclui a realização de trabalhos escritos e/ou poster e a respetiva apresentação em contexto de workshop, elaboração de projetos de investigação em grupo e de relatórios individuais. Os critérios de avaliação específicos para a Unidade Curricular são sujeitos a aprovação pela Comissão de Curso e Conselho Pedagógico no início dos anos letivos.
Bibliografia principal Cada tema escolhido pelos estudantes terá bibliografia específica fornecida pelo orientador.
Introduction to Research Methods, Third Edition, Kathryn H. Jacobsen, MPH, PhD ISBN: 9781284197563
Língua Português
Data da última atualização: 2021-08-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.