Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Informática
  4. Laboratórios de Programação

Laboratórios de Programação

Código 14361
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivos: (i) introduzir conceitos base da engenharia informática, procurando uniformizar o conhecimento dos novos estudantes; (ii) mencionar, configurar e explorar ambientes e ferramentas de programação e desenvolvimento; (iii) fornecer uma estrutura e formato base para relatórios técnicos; e (iv), desenvolver aptidões de gestão de projetos de programação, nomeadamente gestão de versões, automação de tarefas de desenvolvimento, e boas práticas de programação e documentação. Em termos de aptidões, pretende-se motivar o desenvolvimento do sentido de rigor e responsabilidade.
Em termos de competências, pretende-se conseguir que o(a) aluno(a) seja capaz de: configurar o ambiente de trabalho e manusear ferramentas de desenvolvimento e profiling; gerir versões de um projeto de software; lidar com o ambiente de linha de comandos e com a compilação de projetos de programação; fazer depuração de programas; e elaborar relatórios técnicos com qualidade.
Conteúdos programáticos 1. Introdução à Engenharia Informática
2. Elaboração e Estruturação de Relatórios Técnicos
3. Introdução ao Ambiente de Linha de Comandos
4. Manuseamento de Ferramentas de Trabalho, Ambientes de Desenvolvimento Integrado e Gestão da Compilação
5. Planeamento e Implementação de um Projeto de Programação
6. Gestão de Versões em Projetos de Programação
7. Boas Práticas de Programação
8. Geração Automática de Documentação
9. Depuração e Profiling de Programas
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os conteúdos desta unidade curricular são expostos em aulas teóricas (método expositivo a verter para prática imediata, 2 horas de contacto semanal) e praticados em aulas práticas (duas horas de contacto semanal) onde o método de ensino programado é utilizado. Nas aulas teórico são apresentados conteúdos programáticos e enunciados objetivos em contexto “mãos na massa”; nas aulas práticas são feitos exercícios práticos ou perseguidos os objetivos enunciados na teórica. As aulas práticas são normalmente regidas por guias laboratoriais que os estudantes executam em computadores de laboratórios.

Avaliam-se as componentes teóricas e práticas recorrendo a três elementos principais:
- uma prova de aferição de conhecimentos, com um peso de 40%, a realizar no dia 28/01/2022;
- um teste prático a 3/4 do semestre com um peso de 25%, a realizar na semana de 13/12/2021;
- um trabalho prático de grupo, com peso de 35%, entregue até dia 23/01/2022.
Bibliografia principal Pedro R. M. Inácio, Tiago Roxo e Tiago M. C. Simões, Introdução a Conceitos Base de Engenharia Informática - Apontamentos de Apoio e Guias Laboratoriais de Laboratórios de Programação, UBI - Universidade da Beira Interior: Serviços Gráficos, September 2021, ISBN: 978-989-654-785-1. Available: https://www.di.ubi.pt/~inacio/icbei-ebook.php
Scott Chacon and Ben Straub, “Pro Git (2nd edition),” Apress, Berkely, CA, USA, 2014. [Online.] Last Access: April 9, 2017. Available: https://git-scm.com/book/en/v2
Tobias Oetiker, Hubert Partl, Irene Hyna, and Elisabeth Schlegl, “The Not So Short Introduction to LaTeX,” 2008. [Online.] Last Access: April 9, 2017. Available: http://tobi.oetiker.ch/lshort/lshort.pdf.
P. Deitel and H.M. Deitel, “C: How to Program (6th edition),” Prentice Hall, 2009
Brian W. Kernighan and Rob Pike, “The Practice of Programming,” Addison-Wesley, 1999. ISBN 0-201-61586-X.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.