Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing
  4. Projeto em Marketing

Projeto em Marketing

Código 14393
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Marketing
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC espera-se que os estudantes desenvolvam um espírito crítico, que gerem novas ideias e sejam criativos, que aprendam a trabalhar em equipa e que sejam capazes de desenvolver trabalho de marketing empresarial. Sendo uma disciplina de projecto, espera-se que os alunos consigam aplicar de modo transversal os conhecimentos adquiridos ao longo das diferentes unidades curriculares do curso, na elaboração de um plano de marketing.
Conteúdos programáticos 1. Diagnóstico da situação
2. Análise SWOT
3. Definição dos objetivos
4. Orientações estratégicas
5. Programas de ação: definição Marketing MIX
6. Orçamentos
7. Implementação do plano
8. Controlo do plano
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A disciplina começa com aulas expositivas para relembrar e consolidar os conceitos necessários ao desenvolvimento de um plano de marketing. A avaliação da parte inicial será feita através de 2 testes realizados no final de cada aula expositiva, para aferir a interiorização dos conceitos expostos em cada sessão, sem utilização de materiais escritos de apoio antes e durante o teste. Posteriormente, os alunos em grupo escolhem uma empresa para a realização do Plano de Marketing. Para o desenvolvimento do plano são estabelecidas atividades periódicas calendarizadas com vista ao acompanhamento da elaboração do plano por parte dos docentes. Semanalmente os grupos devem apresentar e discutir em aula com o docente o desenvolvimento do plano de acordo com a calendarização definida. No final os alunos têm de apresentar e defender a solução proposta à empresa no Plano de Marketing.
A falta de comparência ou entrega de qualquer avaliação/atividade implica a reprovação à unidade curricular.
Bibliografia principal Baynast, Arnaud de; Dionísio, Pedro Lévy, Julien; Rodrigues, Vicente e Lendrevie, Jacques (2021) “Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital”, Dom Quixote.
Chernev, Alexander (2020), “The Marketing Plan Handbook”, 6th Edition, Cerebellum Press (ISBN: 9781936572670)
Kotler, Philip e Armstrong, Gary (2020) “Principles of Marketing”, 18ª Ediçao, Pearson/Prentice-Hall. (ISBN: 978-0135766590)
Kotler, Philip e Keller, Kevin Lane (2012); “Administração de marketing”, 14ª edição, Prentice Hall (ISBN: 9788581430003)
Wood, Marian Burk (2012), “The Marketing Plan Handbook”, 5th Edition, Pearson/Prentice Hall
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.