Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Informática
  4. Tópicos de Investigação em Engenharia Informática

Tópicos de Investigação em Engenharia Informática

Código 14488
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 12
Carga Horária OT(15H)
Área Científica Informática
Objectivos de Aprendizagem O objetivo da unidade curricular consiste em dotar os estudantes com competências em metodologias de investigação científica e contribuir para a aprendizagem orientada da prática de I&D de alto nível, de modo a preparar os estudantes para uma carreira científica ou académica em engenharia informática. No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de elaborar um survey sobre o estado da arte num dado tópico de engenharia informática com especial interesse para a realização da sua tese de doutoramento, sob supervisão de um professor do Departamento de Informática.
Conteúdos programáticos Integridade académica, códigos de ética e plágio. Introdução à investigação científica. Métodos de investigação científica. A escolha de um problema de investigação científica. A escolha de um orientador. A arte de revisão da literatura. Escrita de artigos científicos e de relatórios técnicos. Apresentação oral de artigos e relatórios.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas de contacto desta unidade curricular são baseadas em orientação tutorial. Pretende-se debater os temas, que integram os conteúdos programáticos, com base em artigos e documentos on-line e esclarecer
dúvidas concretas apresentadas pelos estudantes sobre a elaboração do survey sobre o estado da arte num dado tópico de engenharia informática. A elaboração do survey é realizada sob a orientação de um docente do Departamento que fará reuniões de trabalho com o estudante, em coordenação com o docente responsável pela unidades curricular. O survey será avaliado por um júri constituído pelos membros da Comissão de Curso do Doutoramento.
Elaboração de um survey paper: 70%.
Apresentação oral e discussão do survey: 25%.
Participação na discussão de artigos ou documentos em 4 aulas: 5%.
Bibliografia principal Artigos científicos de acordo com o objecto de estudo, disponibilizados através da biblioteca do conhecimento online (B-On) subscrita pelos Serviços de Documentação – Biblioteca da Universidade da Beira Interior. Artigos e documentos online disponibilizados pelo docente.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.