Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Informática
  4. Sistemas Biométricos

Sistemas Biométricos

Código 14494
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Presencial
Estágios (Não aplicável)
Objectivos de Aprendizagem Compreensão dos conceitos gerais relaccionados com um sistema biométrico. Identificação das várias fases associadas ao reconhecimento biométrico: detecção da região de interesse, segmentação, normalização, codificação e comparação. Caracterização de um sistema biométrico através de medidas de desempenho.
Habilidade para identificar e planear a implementação de um sistema biométrico, nomeadamente: a escolha do sinal a analisar, o planeamento da arquitectura e protocolo de acquisição de dados. Previsão de factores de variabilidade. Definição de métodos de tratamento de ruído. Implementação e optimização de sistemas biométricos.
Conteúdos programáticos Introdução ao conceito de Biometria. Sinais biométricos: comparação sob diferentes perspectivas. Um sistema de reconhecimento biométrico como aplicação de reconhecimento de padrões: aquisição de dados; segmentação e normalização de dados; extracção de características; comparação de características. Histogramas de Comparações Intra-classe e Inter-classe (variabilidade). Medidas de desempenho de sistemas biométricos (ROC, DET, AUC, EER, FRR|FAR=0). Fusão de Sistemas Biométricos, Fusão em diferentes níveis.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os alunos deverão propôr um tema relaccionado com a sua área de interesse que tenha algum ponto de contacto com a temática dos sistemas biométricos. Para o tema proposto, deverão estudar os trabalhos de âmbito científicos publicados na área, bem como eventuais sistemas em funcionamento.

Quinzenalmente, apresentarão e discutirão perante a turma a evolução do seu estudo.
No final, a avaliação incidirá sobre a qualidade do relatório produzido (70%) e das apresentações realizadas perante a turma(30%).
Bibliografia principal Handbook of Biometrics; Anil K. Jain (Editor), Patrick Flynn (Editor), Arun A. Ross (Editor); Springer; 1 edition (October 29, 2007), ISBN-13: 978-0387710402.

Advances in Biometrics: Sensors, Algorithms and Systems, N. K. Ratha (Editor), Venu Govindaraju (Editor); Springer; 1 edition (November 7, 2007), ISBN-13: 978-1846289200,
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.