Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Informática
  4. Tópicos Avançados de Informática Médica

Tópicos Avançados de Informática Médica

Código 14503
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Conhecer conceitos avançados associados à informática médica. Utilização das tecnologias da informação e comunicação na saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Aprofundamento da cultura científica através do estudo e análise de publicações científicas.
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de realizar investigação científica em temáticas relacionadas com a informática médica, com destaque para as temáticas abordadas na unidade curricular. Deverá ser capaz de elaborar trabalhos científicos com base no estado da arte e efetuar a sua apresentação pública.
Conteúdos programáticos - Introdução à informática médica.
- Sistemas de informação para a saúde (clínicos e de gestão).
- Normas Health Level Seven (HL7).
- Telemedicina.
- Redes de sensores corporais e biofeedback.
- Ambient assisted living.
- Computação móvel e ubíqua para a saúde.
- E-Learning e Mobile Learning para a saúde.
- Estudos de caso
- Estudo e Análise crítica de publicações científicas sobre os conteúdos programáticos
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas seguem uma metodologia tutorial em que os tópicos a estudar são introduzidos pelo professor, seguindo-se a distribuição de documentação científica e a pesquisa de informação pelos estudantes para aprofundamento dos temas.
Dentre os temas abordados na unidade curricular, os estudantes realizam um trabalho final de investigação científica para apresentar e discutir no final do semestre. No final da UC o estudante deve ser capaz de fazer uma pesquisa bibliográfica utilizando as bases de dados mais relevantes na sua área científica.
A avaliação é composta por um trabalho final a ser entregue e apresentado na última semana de aulas da UC que deve considerar uma introdução ao tema abordado, efetuar a revisão da literatura, descrever os materiais e métodos utilizados, analisar os resultados e apresentar as principais conclusões.
Bibliografia principal - J. Rodrigues, “Emerging Communication Technologies for E-Health and Medicine”, IGI-Global Pub, 2012. - J. Rodrigues et al., “Telemedicine and E-Health Services, Policies and Applications: Advancements and Developments”, IGI-Global Pub, 2012.
- J. Rodrigues, “Health Information Systems”, IGI-Global Pub, 2009. - R. Hoyt et al., “Medical Informatics: Practical Guide for the Healthcare Professional”, lulu.com Pub, 2009. - F. Miller et al., “Health Level 7”, Alphascript Pub, 2009.
- Y. Xiao et al., “Mobile Telemedicine”, Auerbach Pub, 2008.
- T. Dishong et al. , “Wireless Sensor Networks for Healthcare Applications”, Artech House, 2009.
- A. Lazakidou et al., “Wireless Technologies for Ambient Assisted Living and Healthcare: Systems and Applications”, Inf. Science Pub, 2010.
- U. Varshney, “Pervasive Healthcare Computing“, Springer, 2009. - G. Vavoula, et al., “Researching Mobile Learning: Frameworks, Tools and Research Designs”, Peter Lang Pub, 2009. - Publicações científicas
Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.