Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Materiais e Compósitos Estruturais

Materiais e Compósitos Estruturais

Código 14547
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)
Área Científica Engenharia Civil
Tipo de ensino Ensino tutorial
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem A disciplina tem por objetivo complementar o estudo sobre o comportamento mecânico dos materiais e compósitos estruturais, através da transmissão das seguintes competências:
a) Domínio dos modelos de comportamento não linear dos materiais;
b) Domínio dos modelos avançados do comportamento mecânico de elementos estruturais compósitos de base cimentícia;
c) Domínio da análise e tratamento de dados experimentais.
Conteúdos programáticos 1. Modelos de comportamento não linear dos materiais: Reforços; Argamassas/Betões correntes e especiais.
2. Modelos avançados de comportamento mecânico de elementos estruturais em compósitos de base cimentícia; Modelos de aderência; Modelos de fissuração e deformação; Modelos de comportamento último incluindo interação de esforços; Modelos globais de comportamento; Ductilidade e Capacidade de Rotação.
3. Elaboração de ferramentas de dimensionamento.
4. Avaliação experimental do comportamento mecânico de elementos estruturais compósitos: Conceção de modelos de ensaio, Procedimentos de ensaio; Instrumentação; Tratamento de dados.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Para a unidade curricular optativa Materiais e Compósitos Estruturais, com 6 ECTS, foram adotadas 16 horas de contacto de orientação tutórica (1 hora por semana), que correspondem a 10% do total das 160 horas previstas. A totalidade das restantes horas destinam-se a trabalho do estudante, repartido entre o estudo individual, trabalho teórico e/ou de laboratório ou outros, de acordo com os objetivos de formação necessários para o aluno na unidade curricular.
A avaliação contínua consiste num trabalho individual (TP) com a cotação de 20 valores e/ou de um exame teórico-prático sem consulta com uma cotação de 20 valores
Bibliografia principal - Richard M. Christensen, Mechanics of Composite Materials, 2005.
- Hsu, T.T.C., Mo, Y.L., Unified Theory of Concrete Structures, Wiley, 2010.
- Ghali, A. and Favre R. Concrete Structures. Stresses and Deformations. E & FN SPON, 1994.
- Hartamn, Tim, Steel Fiber Reinforced Concrete, Stockholm, 1999.
- “Lightweight Aggregate Concrete: Codes and Standards”, State-of-the-Art Report, Lausanne. Aug. 1999.
- fib Bulletin 45, Practicioners´guide to finite element modelling of reinforced concrete structures. State-of-art report, 2008.
- Lourenço P.B., Métodos computacionais na mecânica dos sólidos não-linear. Relatório 99-DEC/E-1, Universidade do Minho, 1999.
- Criesfield, M.A., Non-linear Finite Element Analysis of Structures. Chichester, West Sussex: John Willey & Sons, 1991.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-03-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.