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Metodologias de Investigação em e-Cidade

Código 14567
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)
Área Científica Arquitetura
Tipo de ensino Tutorial
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem e-Cidade é um campo de investigação emergente no domínio da abordagem do planeamento da cidade, que pretende conduzir um conjunto de questões focadas no estudo e no desenvolvimento da interação entre ferramentas TIC (tecnologias e informação e comunicação) e Cidade.
Os principais objetivos são:
1. Utilizar e desenvolver aplicações TIC estratégicas centradas na cidade
2. Construir propostas de cidades do futuro, como ambientes sustentáveis e resilientes, com novas funcionalidades que criem inovação
3. Construir propostas de promoção de cidades com melhor qualidade de vida para os seus cidadãos, mais atraentes e competitivas
4. Definir estratégias de promoção de um melhor planeamento territorial, incorporando as vantagens da utilização das TIC
5. Mapeamento do conhecimento sobre e-Cidade e e-Planeamento
6. Promover a participação de candidatos de doutoramento em eventos científicos nacionais / internacionais, como seminários ou conferências, apresentando e publicando um artigo.
Conteúdos programáticos Conteúdos teóricos
1. Ferramentas e métodos de e-Cidade
2. Metodologias de investigação em abordagens da Cidade e do Território
3. Metodologias de análise em Cidade, Território e Reabilitação Urbana
4. Metodologias de preparação de um artigo de investigação em e-Cidade
5. Utilização da plataforma informática ISI web of knowledge / Science direct como fonte de investigação bibliográfica

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Avaliação:
1. O aluno é chamado a preparar um relatório, que pode ter a forma de um artigo científico, que pode ser submetido a uma conferência internacional / revista científica, focada num tema desta UC sobre e-Cidade. In the case of a scientific paper, it should include the literature review and the analysis of case studies.
2. O tópico do relatório / documento científico deve incluir uma abordagem focada nas questões desta UC e pode estar relacionado com o tópico de pesquisa da Tese de doutoramento do aluno
3. O aluno será aprovado quando a sua classificação for igual ou superior a 9.5 pontos.
O processo de ensino/aprendizagem decorre utilizando e-plataformas online.
Bibliografia principal Virtudes, A. et al., Monitoring the assessment of vernacular buildings using an ICT method, in JOURNAL OF CIVIL ENGINEERING AND ARCHITECTURE RESEARCH (Print ISSN: 2333-911X; Online ISSN: 2333-9128; Indexed Journal), Ethan Publishing Company, february 25, Vol. 4, 2 (2017) 1904-1912.
Virtudes, A. et al., ICT for smart evaluation of vernacular architecture in a stilt-house village, in OPEN ENGINEERING: FORMERLY CENTRAL EUROPEAN JOURNAL OF ENGINEERING, De Gruyter Open (ISSN: 2391-5439; SCOPUS; Doi: 10.1515/eng-2016-0080) Elsevier B.V., 6 (2016) 574-580.
Virtudes, A. et al., Status of historical buildings conservation: ICT method results in Caneiras village, in JOURNAL PROCEDIA ENGINEERING (ISI WOS and SCOPUS; Doi: 10.1016/j.proeng.2016.08.760) Elsevier B.V., Vol. 161 (2016) 1915-1919.
Virtudes, A. et al., ICT method for evaluation of heritage buildings conservation, in JOURNAL PROCEDIA ENGINEERING (ISI WOS and SCOPUS, Doi: 10.1016/j.proeng.2016.08.757) Elsevier B.V., Vol. 161 (2016) 1910-1914.
Virtudes, A.L. et al., Educational research in architecture: ICT tool for historical buildings evaluation, in INTERNATIONAL JOURNAL OF SYSTEMS APPLICATIONS, ENGINEERING & DEVELOPMENT (ISSN: 2074-1308; Indexed Journal: Inspec, The IET) (2016) 282-285.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-03-22
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