Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Direção e Gestão de Obras

Direção e Gestão de Obras

Código 14585
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Construção
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular tem por objetivo promover o conhecimento dos aspetos relativos à direção e gestão de obras públicas e particulares, com especial interesse para a prática de atos de engenharia, através da transmissão das seguintes competências específicas:
a. Ter competências para a direção e fiscalização de obras públicas e particulares contemplando conhecimentos relativos à legislação, responsabilidades, organização de projetos, planeamento e gestão de
obras e estaleiros.
b. Dominar o planeamento físico e dos recursos humanos e financeiros de uma obra.
c. Dominar as ferramentas de orçamentação e planeamento de obras
d. Compreender os conceitos e diretrizes do plano de segurança de obras de construção civil.
e. Compreender os conceitos e ferramentas profissionais relacionados com a gestão e fiscalização da produção de obras de construção civil.
Conteúdos programáticos 1 - Introdução à direção e fiscalização de obra.
2 - Organização de empresas de construção civil.
3 - Fases de organização de um empreendimento.
4 - Principal legislação de construção civil (Regime jurídico para as empreitadas de obras públicas, Regime de acesso e permanência na atividade de construção civil e obras públicas, Revisão de preços e Licenciamento de loteamentos e obras particulares).
5 - Preparação e controlo de obras na ótica do empreiteiro.
6 - Coordenação e fiscalização de obras.
7 - Equipamentos de construção civil.
8 - Organização e instalação do estaleiro.
9 - Planeamento de obras: Programação de trabalhos/planeamento de recursos. Orçamentação. Controlo de custos.
10 - Segurança e saúde – fase de projeto e fase de execução de obra
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A estruturação das aulas está organizada em aulas teóricas (T), onde é feita a exposição dos conceitos teóricos dos conteúdos programáticos e onde também são apresentados exemplos práticos de aplicação de pequena dimensão, e em aulas práticas (P), onde os alunos aplicam os
conceitos teóricos através da resolução de problemas práticos e organização de trabalhos em equipa relativos à organização de projetos e estaleiros e ao planeamento de obras. A metodologia de ensino encontra-se centrada no aluno, que ao longo do semestre vai aprendendo e aplicando os conceitos adquiridos, com o seu trabalho autónomo e também em equipa com o apoio da equipa docente. Visitas de estudo a locais de obras.
A avaliação é realizada em duas fases:
1. Avaliação contínua: testes individuais onde são abordados os assuntos de um ponto de vista teórico e teórico-prático (50%) e realização de trabalhos de grupo ao longo do semestre letivo (50%).
2. Exame final para os alunos admitidos
Bibliografia principal 1. J. Lanzinha - Apontamentos da Disciplina DGO – Formato papel – 10 capítulos - UBI 2007; 2. J. Paz Branco. - Manual de Estaleiros de Edifícios, Lisboa, LNEC, 1980 - 3 vols. ; 3. J. Paz Branco. - Prontuário para o Director de Obra, Queluz, 1995, 2ª Ed. - Edições E.P. Gustave Eifell. ; 4. J.M. Mota Cardoso - Direcção de Obra - Organização e Controlo , Lisboa, 1985 - Biblioteca AECOPS. ; 5. Nelson Montes - Coordenação da Execução de Obras , Lisboa, LNEC, 1968 - ITE 2.; 6. Stephen Lavender - Management for the Construction Industry , Edinburg, 1996, Logman; 7. Luís Fontes Machado - Construção Civil - Manual de Segurança no Estaleiro –– IDICT/AECOPS; 8. L.M. Alves Dias e M. Santos Fonseca - Plano de Segurança e de Saúde na construção – IST/IDICT; 9. Telmo D. Pereira - Gestão de Projeto e Contratação de Empreitadas de Obras- IUC 2014 ; 10. Telmo D. Pereira - Diretiva Estaleiros - Segurança nas Obras - IUC 2013; 11. C. Ribeiro - Organização e Gestão de Obras - Otimizar Resultados - Engebook
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.