Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Desempenho de Misturas Betuminosas

Desempenho de Misturas Betuminosas

Código 14602
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Construção
Objectivos de Aprendizagem Consolidar e conferir novos conhecimentos no domínio da formulação e propriedades de misturas betuminosas tradicionais e não tradicionais, nomeadamente, misturas recicladas, misturas com betumes modificados, misturas com incorporação de promotores de adesividade e/ou reforçadas com fibras. Proporcionar uma formação avançada em desempenho de misturas betuminosas, servindo de especialização para o desenvolvimento de estudos de investigação neste domínio específico e para o projeto de pavimentos betuminosos. As seguintes competências serão desenvolvidas nesta unidade curricular:
a) Domínio de conceitos de durabilidade e adesividade de betumes
b) Compreensão da influência das propriedades do betume e dos agregados no desempenho das misturas betuminosas.
c) Compreensão da influência da compactação e das ações climatéricas no desempenho das misturas betuminosas
d) Domínio do estudo experimental de desempenho de misturas betuminosas;

Conteúdos programáticos 1. Revisões sobre a metodologia de formulação, caracterização e produção de misturas betuminosas.
2. Campos de aplicação de misturas betuminosas tradicionais e modificadas
3. Tópicos sobre desempenho misturas betuminosas;
4. Fatores que influenciam o desempenho das misturas betuminosas: Durabilidade e adesividade do betume; Agregados; Compactação; Ações climatéricas.
5. Avaliação do desempenho de misturas betuminosas: Sensibilidade à água, Rigidez, Resistência à fadiga e Resistência às deformações permanentes.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A unidade curricular tem a duração de um semestre letivo. A aprovação a esta unidade curricular confere ao estudante 6 ECTS. As horas de contacto estão organizadas em aulas teórico-práticas - TP (exposição dos conteúdos programáticos, desenvolvimento de relatórios de pesquisa com consulta de bibliografia e resolução de exercícios práticos) e aulas práticas laboratoriais – PL (aplicação dos conhecimentos adquiridos desenvolvendo um trabalho experimental de estudo de formulação, produção e desempenho de misturas betuminosas). A avaliação é realizada com um trabalho de pesquisa individual abordando questões teóricas e práticas, e resolução de exercícios, e com um trabalho de laboratório experimental e/ou de projeto sobre o estudo de um caso prático de desempenho de misturas betuminosas, individual, com apresentação e discussão.
Bibliografia principal Textos disponíveis no Moodle da UBI: artigos técnico-científicos, teses de mestrado, normas e recomendações, em formato pdf;
Asphalt Institute, Asphalt Cold Mix Manual, Manual series Nº 14 (MS-14), Third Edition, Asphalt Institute, E.U.A., Janeiro. 1997;
Asphalt Institute, A Basic Asphalt Emulsion Manual, Manual Series Nº 19 (MS-19), 4th Edition, Asphalt Institute and Asphalt Emulsion Manufacturers Association, E.U.A;
Read, J., Whiteoak, D., The shell Bitumen Handbook. Shell Bitumen. UK. 2003;
Del Campo, J.A.F.: “Pavimentos Bituminosos en Frio.” Editores Técnicos associados, S. A., Barcelona, España, 1983;
Cabrera and Dixon: “Performance and durability of Bituminous Materials”, E&FN Spon, London, 1996.
EAPA - European Asphalt Pavement Association: “Asphalt the 100% recyclable construction product” – Position Paper, June, 2014.
EAPA - European Asphalt Pavement Association: “Position statement on the use of secondary materials, by-products and waste in asphalt mixtures”, 2017.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-04-03
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.