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Complementos de Vias de Comunicação

Código 14621
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(20H)/T(20H)/TP(20H)
Área Científica Planeamento e Urbanismo
Objectivos de Aprendizagem A Unidade Curricular tem por objetivo preparar os alunos para a conceção e tratamento de aspetos relativos à construção e conservação de estradas, nomeadamente no que respeita à movimentação de terras, execução de terraplenagens, mecânica dos pavimentos, tecnologia de pavimentação e princípios de gestão da conservação de pavimentos (rodoviários e aeroportuários).
As seguintes competências são transmitidas aos alunos:
(a) Compreensão da organização do processo de movimentação de terras e da execução de terraplenagens de estradas.
(b) Domínio do dimensionamento expedito de pavimentos flexíveis, rígidos e semi-rígidos e compreensão do dimensionamento analítico de pavimentos rodoviários flexíveis.
(c) Compreensão da gestão da conservação de pavimentos rodoviários e aeroportuários.
(d) Reconhecimento de aspetos relacionados com o traçado geométrico e com os pavimentos de vias-férreas.
Conteúdos programáticos 1. Movimento de terras.
2. Terraplenagens de estradas.
3. Pavimentos rodoviários (tipos e composição; materiais; misturas; métodos de formulação; dimensionamento).
4. Princípios da gestão da conservação de pavimentos rodoviários e aeroportuários.
5. Via-férrea: introdução, geometria geral e pavimentos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular (UC) tem a duração de um semestre letivo, envolvendo 60h de contacto com a docente, 98h de trabalho autónomo do estudante e 10h para avaliação (total: 168h - 6 ECTS).
As aulas estão organizadas em aulas teóricas T (aprendizagem compreensiva de factos, conceitos e princípios), aulas teórico-práticas TP (aprendizagem de métodos e processos e a sua aplicação e compreensão através da resolução de problemas de pequena dimensão) e aulas práticas e laboratoriais PL (resolução de problemas práticos e elaboração de um projeto de estrada – movimento de terras e dimensionamento do pavimento).
A avaliação é realizada em duas fases, avaliação contínua e exame, sendo que o aluno fica dispensado de exame se aprovar na avaliação contínua. Avaliação contínua: trabalho prático de grupo (35%), trabalho teórico-prático dirigido e individual (60%) e assiduidade (5%). Avaliação em exame: trabalho teórico-prático dirigido individual (70%) e trabalho prático de grupo (30%).
Bibliografia principal 1. Apontamentos da docente para apoio à unidade curricular (plataforma Moodle).
2. Branco, F., Pereira, P. e Picado-Santos, L. Pavimentos Rodoviários. Eds Almedina, 2016.
3. Junta Autónoma de Estradas. Manual de Concepção de Pavimentos para a Rede Rodoviária Nacional, 1995.
4. Asphalt Institute. Asphalt Pavements for Highways & Streets Manual – Thickness Design, Series N.º 1 (MS-1), USA, 2008.
5. American Association of State Highway and Transportation Officials, Mechanistic-Empirical Pavement Design Guide, U.S.: AASHTO, 2008.
6. Pereira, P. e Miranda V. Gestão da Conservação dos Pavimentos Rodoviários, 1999.
7. Ferreira, A. et al. Sistema de Gestão da Conservação da Rede Rodoviária de Lisboa, 2ª Ed, DEC – U. Coimbra e CM Lisboa, 2006.
8. André, J. Transporte Interurbano em Portugal: Concepção Técnica de uma Alternativa Ferroviária para o Transporte de Passageiros, 2008.
9. T. F. Fwa, The Handbook of Highway Engineering, Boca Raton - London - New York: Taylors & Francis Group, 2006.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-04-03
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