Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Hidráulica II

Hidráulica II

Código 14651
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/TP(60H)
Área Científica Hidráulica e Ambiente
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular de Hidráulica II pretende proporcionar aos alunos uma formação adequada no domínio dos escoamentos com superfície livre, em orifícios e descarregadores e em meios porosos, e ainda das características e condições de funcionamento de turbinas e de bombas hidráulicas. Garantir uma base sólida na resolução de problemas ou aplicações desta área na Engenharia Civil. Pretende-se ainda contribuir para a sua capacitação no âmbito do pensamento crítico na resolução de problemas e na aquisição de aptidões interpessoais de trabalho em equipa.
No final da unidade curricular os alunos devem ter adquirido as seguintes competências:
a) Domínio do cálculo de regolfos em regime permanente e em canais com fundo fixo.
b) Domínio da determinação da capacidade de vazão em orifícios e descarregadores.
c) Domínio do cálculo de caudais e de níveis piezométricos de escoamentos em meios porosos homogéneos.
d) Compreensão da escolha e do funcionamento de bombas e turbinas.
Conteúdos programáticos Capítulo 1. Escoamento com superfície livre: Regime uniforme; Teorema de Bernoulli e energia específica. Tipos de escoamento; Quantidade de movimento total; Número de Froude e controlo do escoamento; Regolfo com caudal constante; Ressalto hidráulico; Regolfo com caudal variável ao longo do percurso; Escoamentos permanentes rapidamente variados.
Capítulo 2. Escoamentos por orifícios e descarregadores: Orifícios em paredes delgadas, em paredes espessas e submersos; Descarregadores de parede delgada; Descarregador com soleira normal.
Capítulo 3. Escoamentos em meios porosos: Lei de Darcy e permeabilidade; Aplicação da lei de Darcy a meios homogéneos e isotrópicos; Movimentos unidirecionais e radiais.
Capítulo 4. Turbomáquinas hidráulicas: Descrição geral e condições de instalação de turbinas; Teoria elementar das turbomáquinas; Semelhança de turbomáquinas; Funcionamento de turbinas em regime permanente; Instalação de bombas; Diagramas de funcionamento de bombas; Escolha de bombas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta UC tem a duração de um semestre, envolvendo 75 horas de contacto com o docente, 83 horas de trabalho autónomo e 10 horas de avaliação. A aprovação confere ao aluno 6 ECTS. As horas de contacto incluem 60 h de aulas teórico-práticas (TP) e 15 h de aulas de laboratório (PL).
A avaliação é realizada em duas fases: avaliação contínua e avaliação por exame, sendo que o aluno fica dispensado de exame se aprovar na avaliação contínua. Os requisitos mínimos (assiduidade e classificação) para ser admitido a exame e os critérios de avaliação contínua e de exame são definidos anualmente, considerando que: a avaliação contínua inclui a realização de testes (70 a 90%), relatórios dos trabalhos laboratoriais (10 a 20%) e portefólio de exercícios realizados individualmente (0 a 20%). A avaliação por exame inclui um teste (80 a 90%) e os relatórios dos trabalhos laboratoriais (10 a 20%). Em exame não é permitida a melhoria dos trabalhos laboratoriais realizados em avaliação contínua.
Bibliografia principal - Apontamentos do docente para apoio à unidade curricular (disponibilizados no E-CONTEÚDOS).
- Manzanares, A.A. (1980). Hidráulica Geral II, Associação de Estudantes do IST.
- Quintela, A.C. (1985). Hidráulica, Fundação Calouste Gulbenkian.
- Chow, V.T. (1959). Open Channel Hydraulics, McGrawHill.
- Barbosa, J. N. “Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral” (2 vol.), Porto Editora, 1985.
- French, R. H., “Open Channel Hydraulics”, McGraw-Hill, 1986.
- Henderson, F. M., “Open Channel Flow”, McMillan, 1966.
- Lencastre, A. “Hidráulica Geral”, 1983.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.