Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Informática Web, Móvel e na Nuvem
  4. Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos

Código 14720
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Ensino presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objetivo a aprendizagem dos conceitos fundamentais da Programação Orientada a Objetos e a introdução às correspondentes metodologias e técnicas de desenvolvimento de programas/aplicações. No final o aluno deve ser capaz de entender e aplicar os princípios e técnicas da Programação Orientada a Objetos e de desenvolver programas numa linguagem Orientada a Objetos (e.g. Java). O aluno deve ficar a perceber os conceitos de objeto, classe e instanciação de objectos. O aluno deve ficar a conhecer os conceitos de hierarquias de classes e interfaces, os diferentes tipos de relações entre objectos, os conceitos de polimorfismo e programação genérica. Deverá ser capaz de construir pequenos programas, aplicando os conceitos enumerados acima. ?O aluno deverá perceber os princípios da Análise e Projeto Orientados a Objetos. No final deverá ser capaz de implementar um projeto onde aplicará de forma integrada os conceitos apreendidos ao longo da UC.
Conteúdos programáticos 1. Introdução ao paradigma da Programação Orientada a Objetos
1.1 Perspetiva histórica
1.2 Características da programação orientada a objetos (encapsulamento, partilha de comportamento, evolução)
2. Objetos (noção de Objeto e identidade; protocolo de utilização de um Objeto; mensagens e métodos; noção de estado e comportamento.
3. Linguagens baseadas em classes; instanciação de Objetos
4. Hierarquias de Objetos: Mecanismos de herança; Reutilização de código; Sistemas reflexivos; Polimorfismo.
5. Interfaces: Separação entre interface e implementação de interfaces.
6. Relações entre Objetos: Extensão, generalização e especialização; Associação, agregação e composição; Coesão e acoplamento.
7. Análise, Projeto e Implementação Orientada a Objetos: Linguagens e ambientes de desenvolvimento; Análise, Projeto e Implementação.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teóricas: Exposição dos conceitos.
?Aulas práticas: Resolução de fichas de trabalho no computador. ?Estas fichas contêm exemplos a completar pelo aluno e propostas de problemas para o aluno resolver, podendo recorrer aos apontamentos e ao Professor. ?Nas aulas práticas verificar-se-á se os alunos apreenderam os conceitos apresentados nas aulas teóricas e se são capazes de os implementar usando uma linguagem Orientada a Objetos (e.g. Java). ?As últimas semanas do semestre são dedicadas à implementação de um projeto a realizar em grupo fora do tempo de aulas, servindo as aulas práticas para discussão das opções tomadas e resolução de dúvidas colocadas pelos grupos.
Avaliação:
Avaliação de conhecimentos teóricos e práticos através de dois testes individuais.
Trabalho prático, a realizar em grupo, com defesa individual.
Bibliografia principal JAVA8 – POO + Construções Funcionais, F. Mário Martins, FCA, 2017.
Projetos de POO em JAVA, F. Mário Martins, FCA, 2014.
Thinking in Java, 4 th Edition, Bruce Eckel, 2005.
Java A Beginner’s Guide Sixth Edition, 2014 , Herbert Schildt , Oracle Press
Língua Português
Data da última atualização: 2022-11-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.