Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Informática Web, Móvel e na Nuvem
  4. Serviços e Interfaces para a Cloud

Serviços e Interfaces para a Cloud

Código 14739
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objetivo principal o estudo da computação para o ambiente de nuvem, nomeadamente os serviços de nuvem e interfaces de programação e acesso para a nuvem.
Pretende-se dotar os estudantes de uma perspetiva ampla e integradora da virtualização e da computação na nuvem. No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de sistematizar uma abordagem vertical às diversas tecnologias de virtualização e da computação na nuvem, que ofereça às aplicações e serviços maior flexibilidade, melhor utilização de recursos, maior escalabilidade e adaptabilidade e redução de custos. O estudante deve ser capaz de avaliar escolhas, soluções e compromissos envolvidos no desenvolvimento, utilização e gestão de serviços na nuvem e deve ser capaz de desenvolver aplicações e sistemas, escaláveis e fiáveis para computação na nuvem.
Conteúdos programáticos Perspetiva sobre a adoção das tecnologias e serviços de computação na nuvem. Conceitos, níveis de implementação e ferramentas de virtualização. Computação na nuvem e modelos de serviços. Análise de plataformas de nuvem públicas. Paradigmas de programação paralela e distribuída. Ambientes de software para a nuvem emergentes.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas expositivas para aquisição de conhecimentos. Realização de trabalhos em grupo. Análise de casos de estudo sobre computação na nuvem. Elaboração e defesa de um projeto sobre computação na nuvem.
Métodos e Critérios de Avaliação. Teste de avaliação de conhecimentos: 40%; Trabalho de síntese: 20%; Projeto laboratorial ou de campo: 40%.
Bibliografia principal Distributed and Cloud Computing: From Parallel Processing to the Internet of Things, Kai Hwang, Jack Dongarra, Geoffrey C. Fox (Authors), Morgan Kaufmann, 1st edition, 2011, ISBN-13: 978-0123858801, 672 pages.
Guide to Reliable Distributed Systems: Building High-Assurance Applications and Cloud-Hosted Services, Kenneth P. Birman (Author), Springer, 2012, ISBN-13: 978-1447124153, 730 pages.
Cloud Computing: A Hands-On Approach, Arshdeep Bahga, Vijay Madisetti (Authors), Vijay Madisetti, 2014, ISBN-13: 978-0996025508, 456 pages.
Cloud computing bible, Sosinsky, Barrie, John Wiley & Sons, 2010.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-07-03
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.