Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Matemática e Aplicações
  4. Projeto Final de Licenciatura

Projeto Final de Licenciatura

Código 14817
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 12
Carga Horária OT(45H)
Área Científica Matemática
Objectivos de Aprendizagem Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno:
i) Desenvolva a capacidade de estudar e/ou aplicar conteúdos matemáticos com alguma autonomia, ainda que sob orientação de um tutor;
ii) Desenvolva a capacidade de fazer pesquisa bibliográfica;
iii) Desenvolva a capacidade de comunicar usando linguagem matemática.
Conteúdos programáticos Nesta unidade curricular, o aluno, sob orientação de um docente envolvido na lecionação do curso, desenvolverá um trabalho autónomo recorrendo a conteúdos matemáticos a estudar ou já estudados ao longo do curso. Tal trabalho pode passar por:
1) Estudar de forma autónoma e escrever uma breve monografia sobre um determinado tópico, enquadrado numa das áreas da matemática ou das suas aplicações;
2) Recorrer aos conhecimentos adquiridos ao longo do curso para resolver um problema de aplicação, de um ponto de vista académico ou mesmo num contexto real, por exemplo integrado num estágio profissional, havendo em qualquer dos casos lugar à elaboração de um texto sobre o trabalho realizado, o qual, dependendo da situação, pode assumir a forma de uma breve monografia ou de um relatório.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Quer o trabalho a desenvolver se enquadre no ponto 1) dos conteúdos programáticos, quer se enquadre no ponto 2) dos conteúdos programáticos, a cada aluno será atribuído um tutor que o orientará, discutindo periodicamente com ele a evolução do trabalho bem como os caminhos para o seu desenvolvimento. Caberá ainda ao tutor orientar o aluno na escrita da breve monografia ou do relatório, fornecendo bibliografia e incentivando a capacidade de o aluno fazer pesquisa bibliográfica, bem como lendo as versões preliminares do texto e sugerindo caminhos para as melhorar.
A avaliação final de cada aluno será atribuída pelo responsável da unidade curricular, atendendo às avaliações propostas por cada um dos tutores, ao trabalho desenvolvido, à monografia ou relatório elaborado e tendo em atenção a necessidade de utilizar critérios homogéneos.
Bibliografia principal A bibliografia depende do tópico do trabalho.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.