Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia
  4. Noções Introdutórias de Investigação Científica

Noções Introdutórias de Investigação Científica

Código 14843
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 3
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Esta UC representa uma primeira abordagem à (metodologia de) investigação científica em psicologia. Visa, por um lado, promover uma atitude favorável à investigação científica e, por outro, desenvolver competências básicas no domínio da (metodologia de) investigação. No final desta UC, o estudante deve ser capaz de: Conhecer características do conhecimento científico e requisitos que devem ser respeitados numa investigação e sua comunicação; Descrever características básicas da investigação em Psicologia; Conhecer distintas metodologias de investigação; Pesquisar literatura científica, produzir um texto académico e referenciar corretamente as fontes utilizadas; Conhecer e seguir princípios éticos inerentes a trabalhos de natureza científica e académica; Refletir sobre questões éticas no âmbito da investigação.
Conteúdos programáticos - (Metodologia de) Investigação em Psicologia: noções básicas e introdutórias.
- Pesquisa e selecção de literatura (Localização e acesso a fontes de informação; Identificação das características das publicações científicas).
- Leitura, análise e redação de textos científicos (Organização e revisão da literatura; Escrita académica; Normas de referenciação segundo directrizes APA.
- Ética na investigação psicológica.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O ensino organiza-se em sessões de contacto teórico-práticas. Adoptam-se metodologias demonstrativas, interrogativas e expositivas, apoiadas em recursos audiovisuais dinâmicos. Estas visam estimular uma aprendizagem compreensiva de factos, conceitos e modelos teóricos, via estímulo de uma atitude analítica participativa e crítica dos estudantes. A avaliação desta componente, mais teórica, realiza-se mediante um teste individual de conhecimentos. Na componente teórico-prática aplicada adoptam-se metodologias activas e centradas no aluno que estimulam competências de trabalho autónomo e cooperativo, no trabalho em grupo, na pesquisa, síntese e análise de bibliografia científica, actual e publicada em língua estrangeira, aplicada no desenvolvimento de trabalhos escritos e sua comunicação, análise e discussão em sessões colectivas. A valência teórico-prática aplicada é avaliada mediante a realização e apresentação de trabalhos de grupo.
Bibliografia principal Alferes, V. (1997). Investigação científica em Psicologia: Teoria e prática. Almedina.
Almeida, L., & Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em psicologia e educação. Braga: Psiquilibrios.
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). Washington: American Psychological Association.
Deane, M. (2010). Academic research, writing & referencing. Dorchester: Pearson.
Evans, J. (2007). Your psychology project: The essential guide. London: Sage.
Howitt, D., & Cramer, D. (2014). Introduction to research methods in psychology. Harlow: Pearson.
Posada, J.A. (2001). Metodologia de la investigación. Vol I: Fundamentos. Salamanca. Amarú Ediciones.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.