Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia
  4. Introdução à Avaliação Psicológica

Introdução à Avaliação Psicológica

Código 14880
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem A UC pretende que o aluno compreenda os fundamentos teóricos e éticos do processo de avaliação psicológica.
Assim sendo, no final da UC o aluno deverá ser capaz de:
1. Conhecer a finalidade da Avaliação Psicológica (AP) enquanto elemento específico e distintivo da atividade científica e profissional dos psicólogos.
2. Conhecer a necessidade de recurso a vários métodos/técnicas/instrumentos e informantes no processo de AP, bem como o impacto dos processos psicológicos na decisão em AP (heurísticas, enviesamentos e erros).
3. Identificar questões essenciais de natureza técnica, psicométrica e ética/deontológica, relativas à utilização de métodos/técnicas/instrumentos de AP.
4. Compreender os objetivos, características, vantagens e desvantagens de cada uma das metodologias de AP exploradas (entrevistas, observação direta, escalas de avaliação do comportamento).
5. Identificar e adquirir competências de partilha de informação/comunicação no processo de AP.
Conteúdos programáticos 1. Avaliação psicológica (AP): definições, contextos e história.
2. Modelos Teóricos de AP
3. Processos psicológicos nos comportamentos de AP.
4. Fases do processo de AP.
5. Psicometria, construção e desafios na utilização de Instrumentos de AP.
6. Métodos de AP: entrevistas, exame do estado mental, observação direta e escalas de avaliação do comportamento.
7. Devolução de informação em AP: os relatórios psicológicos e a comunicação.
8. Ética e Deontologia na AP
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino e aquisições nesta UC irão desenvolver-se em sessões teóricas (com exposição e discussão de conteúdos) e teórico-práticas (com discussão de artigos científicos, incentivo à argumentação sobre vantagens e desvantagens de métodos e técnicas de Avaliação Psicológica -AP, e participação em debates sobre temas controversos e em AP) e estudo independente (com revisão da literatura e aprofundamento de conhecimentos).
A avaliação decorre de forma contínua e inclui a avaliação através da participação ativa nas aulas teórico práticas e através dee. dois testes de avaliação de conhecimentos (com questões de desenvolvimento exploradas parcialmente na componente-teórico prática da disciplina e com questões de seleção/escolha múltipla/resposta breve) que desenvolvem a estratégia organização, transformação e devolução da da informação.Em todas as rubricas programáticas são estimulados o juízo crítico e a compreensão dos conteúdos através do debate e da argumentação.
Bibliografia principal American Educational Research Association, American Psychological Association, American Council on Measurement in Education (2014). Standards for educational and psychological testing (3rd ed.). American Educational Research Association.
Cohen, R. J., Schneider, W. J., & Tobin, R. M. (Eds.) (2022). Psychological Testing and Assessment: An Introduction to Tests and Measurement. McGrawHill.
Geisinger, K.F. (Ed.) (2013). APA handbook of testing and assessment in psychology. Washington, DC: American Psychological Association.
Groth-Marnat, G., & Wright, A. J. (Eds.) (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed). Wiley.
Julie A. Suhr (2015). Psychological assessment: A problem-solving approach. Guilford.
McConaughy, S. H., & Achenbach, T. (2009). Manual for the ASEBA: Direct Observation Form. Burlington, VT: Author.
Zuckerman, E. L. (2010). Clinician’s thesaurus: The guide to conducting interviews and writing psychological reports (7 th ed.). Guilford.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.