Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Física e Aplicações
  4. Termodinâmica

Termodinâmica

Código 14902
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Física
Objectivos de Aprendizagem O objetivo geral desta UC é fornecer formação básica em conceitos de termometria, calorimetria e termodinâmica.
No final desta UC o estudante deve ser capaz de estudar um sistema termodinâmico com base nas leis da termodinâmica.
Conteúdos programáticos 1. Âmbito e linguagem da termodinâmica
2. Lei zero da termodinâmica: temperatura
3. Primeira lei da termodinâmica: energia
4. Segunda lei da termodinâmica: máquinas térmicas
5. Entropia
6. Significado da entropia
7. Formalismo termodinâmico
8. Algumas aplicações
9. Sistemas abertos
10. Potenciais termodinâmicos
11. Terceira lei da termodinâmica, equilíbrio e estabilidade
12. Teoria da informação
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação da disciplina é feita através de Provas Escritas. Há dois tipos de avaliação: 1. Avaliação Contínua (dois testes, cujas Notas são designadas N1 e N2); a Nota de Avaliação Contínua (NAC) é a média aritmética de N1 e N2, arredondada às unidades mais próximas. 2. Avaliação Global (um exame, cuja Nota é designada NE); a Nota de Avaliação Global (NAG) é a NE, arredondada às unidades mais próximas. A Nota Final (N) é a NAC (quando só há Avaliação Contínua) ou a maior das NAC e NAG (quando há Avaliação Global). Condições de frequência e de aprovação. O aluno tem a condição de frequência (F) se assistir a pelo menos 50% das aulas e obtiver ambas as N1,N2 >= 6/20. A condição F dá acesso à avaliação global. O aluno tem a condição de aprovação (A) se tiver a condição F e se a sua N >= 10. A assiduidade às aulas é controlada através de folhas de presença.
Bibliografia principal Livro de texto: Fundamentos de termodinâmica do equilíbrio, de Julio Guémez, Carlos Fiolhais e Manuel Fiolhais. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (1998).
Livro complementar: Thermal physics, 3rd edition, de Colin B. P. Finn e Andrew Francis Rex. CRC Press, Boca Raton (2017).
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.