Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Física e Aplicações
  4. Química Inorgânica

Química Inorgânica

Código 14945
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Química
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular, para além de transmitir aos alunos as bases da Química Inorgânica, tem como objetivo ensinar as propriedades de compostos iónicos, quantificar as suas energias de formação e interpretar diagramas de Latimer, Frost, Pourbaix e Ellingham.
Conteúdos programáticos Introdução à Química Quântica: equação de Shorödinger (Funções radiais e angulares) Propriedades dos elementos da Tabela Periódica: Carga nuclear efetiva (regras de Slater e de Raimondi/Clementi), Eletronegatividades de Pauling, Mulliken e Allred Rochow Compostos iónicos: relação entre rc/ra e no de coordenação. Energia reticular: equações de Born-Landé e de Kapustinskii Diagramas de Latimer, Frost, Pourbaix e Ellingham Hidrogénio. Hidretos Oxigénio. Óxidos. Oxoácidos Compostos de coordenação: complexos clássicos e organometálicos. Teoria do Campo Cristalino Geometria octaédrica, tetraédrica, tetragonal e quadrangular. Efeito de Jahn-Teller. Energia de estabilização do campo cristalino. Coloração e propriedades magnéticas dos complexos (no total de spin). Estabilidade e regra dos 18 eletrões. Componente prática – Comparar as propriedades dos metais dos grupos I, II e III com as dos metais de transição. Síntese de compostos de coordenação, sua caraterização e cálculo de rendimento.
Bibliografia principal 1. Ana M. V. Cavaleiro (2004). Química Inorgânica Básica. Universidade de Aveiro 2. Shriver, Atkins and Langford (2009). Inorganic Chemistry. WHFreeman 3. Huheey, J., Keiter, E., Keiter, R. (1997). Inorganic Chemistry. Prentice Hall
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.