Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Física e Aplicações
  4. Processos Físicos do Corpo Humano

Processos Físicos do Corpo Humano

Código 14962
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Física
Objectivos de Aprendizagem É objetivo da Unidade Curricular a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos de Física úteis à Medicina e que envolvem o funcionamento do corpo humano e seus mecanismos.
Conteúdos programáticos Elasticidade e Resistência dos Materiais. Fluidos em equilíbrio estático. Movimento dos Fluidos. Calor e Teoria Cinética. Difusão. Osmose. Calor e Vida. Ondas, Som e Luz. Órgãos dos sentidos: audição e visão. Eletricidade e o sistema nervoso.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Serão realizadas ao longo do curso duas frequências com a finalidade de averiguar, por parte de alunos e docentes, o grau de domínio das matérias transmitidas, assim como a utilização criativa das mesmas. Destes testes que serão considerados para avaliação, o aluno poderá colher informações acerca do grau de domínio da matéria, assim como dos erros cometidos. A classificação final de frequência é igual à média das classificações das duas frequências.
Bibliografia principal 1. Davidovits P (2008). Physics in Biology and Medicine, 3rd edition. Academic Press
2. Cromer AH (1977). Physics for the Life Sciences, 2nd edition. McGrawHill
3. Herman IP (2007). Physics of the Human Body. Springer
4. Franklin K et al (2010). Introduction to Biological Physics for the Health and Life Sciences. Wiley
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.