Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Banking & Investments

Banking & Investments

Código 15001
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Finanças
Objectivos de Aprendizagem O principal objetivo desta UC é proporcionar aos alunos as ferramentas teóricas, conceptuais e práticas usadas na Banca de Investimento. A UC proporciona uma introdução e compreensão geral das atividades da Banca de Investimento, os procedimentos e a análise financeira requeridas para avaliar as várias operações, elaborar relatórios, negociar e concluir as transações. Outros objetivos incluem a análise e avaliação no contexto das Fusões e Aquisições e Leveraged Buyout e a compreensão das fontes de capital no contexto destas transações.
Conteúdos programáticos
1. Introdução à Banca de Investimento

2. Private Equity

3. Ofertas Públicas de Ações

4. Ofertas Públicas: Estrutura e Funções do Sindicato da Oferta

5. Mecanismo de definição de preços

6. Oferta pública de divida

7. Fusões e Aquisições: Definições, Processo e Análise
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas desta UC são teórico-práticas. Ao longo do semestre, em cada tópico, são apresentados os conceitos e analisados e discutidos os métodos utilizados nas várias atividades realizadas pela banca de investimento. Apresentação, análise e discussão dos tópicos associados aos diferentes segmentos de atividade será feita com apoio a diverso material disponibilizado na plataforma Moodle. As aulas exigem a participação ativa dos alunos. Os alunos são chamados a realizar a análise de artigos científicos, que se traduzirá- na elaboração da respetiva análise crítica que contará para efeitos de avaliação.
As aulas são planeadas para que o aluno tenha de fazer pesquisa de artigos científicos relacionados com um dos tópicos abordados nas aulas e elaborar um trabalho de revisão sistemática de literatura.
Bibliografia principal Iannotta, Giuliano (2010) Investment Banking: A Guide to Underwriting and Advisory Services, Springer, New York.

Rosenbaum, Joshua; Pearl, Joshua (2009) Investment Banking: Valuation, Leveraged Buyouts, and Mergers & Acquisitions, John Wiley & Sons, Inc., New Jersey, 1st ed.
Língua Português

Regente

Imagem d@ Filipe Sardo  [Ficheiro Local]
Filipe Sardo

Curso

Data da última atualização: 2022-06-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.