Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia Clínica e da Saúde
  4. Treino de Competências Científicas em Psicologia Clínica e da Saúde

Treino de Competências Científicas em Psicologia Clínica e da Saúde

Código 15025
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 18
Carga Horária TP(32H)
Área Científica Psicologia Clínica e da Saúde
Objectivos de Aprendizagem 1. Desenvolver competências de pesquisa, respeitando os procedimentos práticos e éticos na recolha de dados;
2. Desenvolver competências de escrita de artigos científicos em Psicologia Clínica e da Saúde e das regras para a preparação e apresentação de trabalhos de investigação.
Conteúdos programáticos - Treino de competências de escrita de artigos científicos em Psicologia Clínica e da Saúde, treino dos procedimentos práticos e éticos na recolha de dados e das regras para preparação e apresentação de trabalhos de investigação.
- Lecionar de uma aula supervisionada em cursos de 1º Ciclo em Psicologia e 2º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde da UBI (pelo responsável ou por docente a indicar por este);
- Participação na organização de, no mínimo, um evento científico (e.g., conferência.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta UC é constituída por aulas Teórico-práticas, que abrangem 3 tipos de atividades:
1. Abordagem da escrita de artigos científicos em Psicologia Clínica e da Saúde, dos procedimentos práticos e éticos na recolha de dados e das regras para preparação e apresentação de trabalhos de investigação.
2. Análise e discussão da seguinte atividade a realizar pelos estudantes: planificar e lecionar uma aula supervisionada numa UC do 1º ou 2º ciclos em PCS. A temática será definida conjuntamente com a Regente da UC e com o/a Docente da UC na qual vão intervir. Através de trabalho autónomo procedem à pesquisa dos aspetos teóricos e metodológicos para a participação ativa na UC previamente definida.
3. Organização de um evento científico.
Bibliografia principal 1ª atividade: Será distribuída bibliografia específica referente à primeira atividade.
2ª atividade: a bibliografia será definida com o/a docente da UC na qual irá ser lecionada uma aula.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.