Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biomedicina
  4. Cursos Avançados II

Cursos Avançados II

Código 15037
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(40H)
Área Científica Biomedicina/Medicina/Bioquímica
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem In cell NMR: princípios, métodos e aplicações. Hands on NMR course for cell metabolic profiling No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de: (i) compreender os conceitos fundamentais da RMN e a sua aplicação em diferentes áreas de investigação; (ii) compreender os conceitos fundamentais da RMN e a sua aplicação em diferentes áreas de investigação (i) compreender os conceitos fundamentais da RMN e a sua aplicação em diferentes áreas de investigação; (ii) efetuar estudos de RMN em células, imobilizar células em agarose no tubo de RMN, montar o sistema de perfusão das células com meio no tubo de RMN e adquirir amostras com células; (iii) determinar os metabolitos e a viabilidade celular ao longo da experiência de RMN; (iv) utilizar os espectrómetros de RMN do CICS-UBI pertencentes à rede nacional PTNMR.
Conteúdos programáticos Os conteúdos do curso avançado de in cell NMR envolve a preparação de amostras com células e sistema de perfusão celular usando um biorreator no tubo de RMN, análise por RMN utilizando experiências 1D de acordo com a complexidade da amostra de forma a realizar um estudo qualitativo e quantitativo dos metabólitos e viabilidade celular.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As metodologias são: Sessões práticas laboratoriais de preparação das amostras de urina e plasma para RMN; experiências de RMN de alta resolução uni e bidimensional das amostras de urina e plasma; Sessões de análise dos dados espectrais de uni e bidimensional de RMN utilizando as ferramentas informáticas Mics, SIMCA-P, Matlab, entre outras. Através desta análise será possível estabelecer padrões associados às alterações metabólicas e doença.

O ensino deste curso avançado será centrado no estudante, e terá uma componente teórica e prática cuja participação ativa no processo de aprendizagem irá permitir um maior desenvolvimento das suas capacidades de raciocínio, de procura de informação científica, autoaprendizagem e autoavaliação. A aprendizagem é desenvolvida em pequenos grupos, com uso de recursos apropriados para autoaprendizagem e envolve a integração de informação procedente da investigação científica realizada na atualidade.
Bibliografia principal Barbieri, L., Luchinat, E., & Banci, L. (2016). Characterization of proteins by in-cell NMR spectroscopy in cultured mammalian cells. Nature protocols, 11(6), 1101–1111. https://doi.org/10.1038/nprot.2016.061

Luchinat, E., & Banci, L. (2018). In-Cell NMR in Human Cells: Direct Protein Expression Allows Structural Studies of Protein Folding and Maturation. Accounts of chemical research, 51(6), 1550–1557. https://doi.org/10.1021/acs.accounts.8b00147
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.