Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Seminário de Formas e Dinâmicas da Cidade

Seminário de Formas e Dinâmicas da Cidade

Código 15051
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 7,5
Carga Horária OT(3H)/S(9H)/T(3H)/TP(6H)
Área Científica CIDADE E TERRITÓRIO
Objectivos de Aprendizagem A UC “Seminário de Formas e Dinâmicas da Cidade” propõe uma reflexão sobre a cidade contemporânea, à luz das transformações societais em curso. Pretende-se explorar as múltiplas facetas do urbano, enquadradas nas suas dimensões históricas, territoriais, sociais, culturais, económicas, políticas. Identificar desafios, analisar processos e práticas e compreender o seu impacto em novas arquiteturas e em novas formas de viver, planear e gerir o espaço urbano. Propõe-se ainda especular de forma sustentada sobre cenários futuros de transformação urbana.
Assume-se uma abordagem crítica e questionadora da produção de conhecimento e de modelos. Promove-se investigação inovadora, interdisciplinar e relevante.
A partir destes objetivos, pretende-se que os/as estudantes:
i) identifiquem problemas e reflitam criticamente sobre a complexidade urbana contemporânea;
ii) efetuem uma abordagem integrada para produzir conhecimento prático, visando um trabalho final académica e socialmente relevante.
Conteúdos programáticos O programa é desdobrado em diferentes vertentes, as quais correspondem a diferentes facetas do fenómeno urbano. Ao longo das 7 sessões previstas, são colocadas diferentes problemáticas que visam suscitar inquietações, promover reflexão e uma perspetiva ampla sobre a complexidade urbana contemporânea. Mediante esta abordagem, serão focadas as seguintes temáticas:
1. Enquadramento. Dinâmicas Urbanas Contemporâneas
2. Arquitetura, Cidade, Espaço Público, investigar o Urbano.
3 e 4. Cidade para Todas e para Todos.
5 e 6. Novos desafios urbanos: Turismo, Sustentabilidade e Cidade.
7. Caminhos de Investigação
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A UC tem a duração de 1 semestre letivo, envolvendo 21h de contacto com os docentes. A aprovação a esta unidade curricular confere ao estudante 7,5 ECTS.
As aulas seguem um modelo teórico-prático, em que os conteúdos serão expostos por textos, imagens, filmes, etc., que lançam temas em cada sessão, de modo a que os/as estudantes elaborem uma reflexão crítica que impulsione as matérias em análise. A sessão final consistirá numa caminhada exploratória na cidade, suscitando novos debates e reflexões, discutindo metodologias de abordagem ao urbano e apontando caminhos para as investigações/especulações futuras, a verter no artigo final.
A avaliação é efetuada pelo desempenho dos estudantes nas sessões (40%) e ainda pela realização de um artigo científico sobre uma das problemáticas apresentadas (60%), no qual o tema deve estar claramente definido e delimitado.
Bibliografia principal Bose, S.; Self, J.; Williams, F. (2016). Home Economics: five new models for domestic life. British Pavilion, Venice Architecture Biennale 2016. London: The Space.
Costa, J.P.; Ochoa, R.; Matos Silva, M. (2015). Enfrentando cuestiones urbanas. La Enseñanza de la Interdisciplinaridad por el Proyecto de Urbanismo. On the w@terfront, 34(5), 4-26.
Henneberry J. (2017). Transience and permanence in urban development. Oxford:  Wyle & Sons.
McLaren, D.; Agyeman, J. (2015). Sharing Cities: A Case for Truly Smart and Sustainable Cities. Cambridge: MIT Press.
Muxí, Z. (2018). Mujeres, Casas y Ciudades. Más allá del umbral. dpr: Barcelona.
Patti, D.; Poliák, L. (eds.) (2017). Funding the cooperative city. Community finance and the economy of civic spaces. Vienna: Cooperative City Books.
Tonkiss, F. (2013). Austerity urbanism and the makeshift city. City, 17(3), 312–324.
Venturini, G. (2019). ATLAS of Emerging Practices: Being an Architect in the 21st Century. New York/Barcelona: Actar.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.