Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Seminário de Projeto e Edificação II

Seminário de Projeto e Edificação II

Código 15054
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 7,5
Carga Horária OT(3H)/S(9H)/T(3H)/TP(6H)
Área Científica ARQUITETURA, PROJETO E COMUNICAÇÃO
Objectivos de Aprendizagem - Promover a investigação ‘pelo’ e ‘para’ o projeto como gerador de questões/problemas relevantes, com ênfase no uso de tecnologias construtivas e na reabilitação do edificado;
- Na sequência da UC de Projeto e Edificação I, estimular a análise crítica sobre os valores arquitetónicos, conceptuais e expressivos das tecnologias construtivas, com ênfase na reabilitação do edificado;
- Estimular a construção de uma argumentação crítica, sustentada e coerente, sobre a relação entre projeto, tecnologia construtiva e expressão arquitetónica;
- Desenvolver competências para analisar o papel da tecnologia construtiva na articulação entre projeto e investigação.
Conteúdos programáticos 1. Desenvolvimento e aprofundamento de conceitos gerais e perspetivas teóricas sobre as temáticas da UC;
2. Implicações culturais, sociais e ideológicas do emprego de uma determinada tecnologia construtiva.
2. Valor expressivo da tecnologia construtiva em arquitetura, em especial na reabilitação do edificado;
3. Relação entre projeto, tecnologia construtiva e expressão arquitetónica;
4. A investigação ‘pelo’ e ‘para’ o projeto como gerador de questões/problemas relevantes para o conhecimento e prática em arquitetura, com ênfase no uso de tecnologias construtivas e na reabilitação do edificado.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aula inicial teórica de apresentação dos temas da unidade curricular.
Cinco aulas teórico-práticas e de seminários, lecionadas por convidados abordando as diferentes perspetivas sobre as temáticas da unidade curricular. Os convidados tomarão as suas próprias investigações de doutoramento como ponto de partida, articulando-as depois com a sua prática de projetistas, docentes e investigadores.
Aulas de orientação-tutorial para desenvolvimento e acompanhamento de um trabalho teórico-prático que conjugue a redação de um texto de caráter científico, por um lado, com uma exposição gráfica, por outro.
Bibliografia principal Campos, I. (2015). Concepção arquitectónica e estruturas metálicas em habitação. Sistema modular espacial [Doc. Policop]. UBI.
Choay, F. (2000). A alegoria do património. Edições 70.
Delgado, J. P. (2014). Uma concepção totalitária. “Ars Arquitectos”: cultura, ideologia e tecnologia construtiva na década de 1930 em Portugal. [Doc. Policop]. ISCTE/IUL.
Deplazes, A. (2005). Constructing architecture. Birkhäuser.
Frampton, K. (1995). Studies in tectonic culture. MIT Press.
Lanzinha, J. (2009). Reabilitação de edifícios. Fundação Nova Europa.
Moholy-Nagy, L. (2009). Do material à arquitectura. GG.
Oliveira, T. (2016). O Espaço da Arquitectura Moderna. Expressão e Abstracção. Espaços Vividos, Espaços Construídos. S/V (3). 69-76.
Tostões, A. (2002). Cultura e tecnologia na arquitectura moderna portuguesa. [Doc. Policop]. UTL.
Valentim, N. (2016). Projecto, património arquitectónico e regulamentação contemporânea. Sobre práticas de reabilitação no edificado corrente. [Doc. Policop]. FAUP.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.