Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Epidemiologia Geral e Saúde Comunitária

Epidemiologia Geral e Saúde Comunitária

Código 15098
Ano 1
Semestre A1
Créditos ECTS 12
Carga Horária OT(120H)/TC(15H)/TP(15H)
Área Científica Saúde Comunitária
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não Aplicável
Objectivos de Aprendizagem Através do ensino da Epidemiologia pretende-se contribuir para que o futuro médico venha a ser capaz de exercer a sua atividade, em qualquer domínio da prática profissional, utilizando instrumentos essenciais a essa mesma prática e desenvolvendo competências de aprendizagem que o acompanharão ao longo de toda a vida profissional. No final da Unidade Curricular, os alunos devem ser capazes de:
1-Definir Epidemiologia e saber qual a sua utilidade;
2-Caracterizar as principais etapas e estratégias do método epidemiológico;
3-Proceder à descrição da saúde e da doença na Comunidade;
4-Aplicar os conhecimentos epidemiológicos nos domínios da Medicina Clínica e da Medicina Preventiva.
5-Caraterizar os diversos tipos de estudos epidemiológicos;
6-Aplicar os estudos epidemiológicos à descrição, análise, aplicação e avaliação de problemas de saúde da comunidade.
Conteúdos programáticos 1.Conceito e usos da Epidemiologia, etapas do método epidemiológico, conceito de saúde e de doença;critérios de estabelecimento de causalidadeonceitos de número absoluto, razão, proporção e taxa; medidas de frequência.
2.Causas de morbilidade e mortalidade e fatores determinantes;conceito de fator de risco numa perspetiva comunitária e individual.Fontes de informação – demográficas e de saúde; conceito de PYLL, DALYS e QALL e a sua importância;comparação de tendências a nível nacional e internacional; distinção entre taxas brutas e específicas e a informação que fornecem; cálculo e interpretação de taxas padronizadas.
3.Tipos de estudos epidemiológicos e respetivas aplicações.
4.Aplicações da Epidemiologia no domínio da Medicina Clínica e da Medicina Preventiva. Estratégias preventivas.Avaliação de testes clínicos.Programas de rastreio– conceito, indicadores e avaliação.Dinâmica das diversas epidemias - doenças infecciosas; associadas aos estilos de vida e à interação com o ambiente, i
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Orientação para os conteúdos e objetivos e quadros teóricos de referência; 2. Auto-aprendizagem em pequenos grupos, coordenada pelo docente; 3.Apresentação dos objetivos, com discussão com o docente e com os colegas; 4. Aplicação dos conhecimentos adquiridos através da resolução de uma ficha de trabalho discutida com o doecnte e com os colegas. Avaliação de conhecimentos através de testes escritos, com perguntas de escolha múltipla ou de resposta rápida; Existem 2 momentos de avaliação parcial e um momento de avaliação global de todos os conteúdos. Se o aluno não obtiver aprovação, terá ainda oportunidade de fazer o exame final global e o exame de recurso.
Bibliografia principal •Nunes, Manuel L. Epidemiologia (algo) básica – Edição UBI, 2019
. Beaglehole R, Bonita R, Kjellstrom T. Basic Epidemiology 2nd Edition. World Health Organization. Geneva, 2006.
Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/43541/1/9241547073_eng.pdf
• Kleinbaum DG, Sullivan KM, Barker ND. ActivEpi. Companion Textbook. 2002
Textos e exercícios disponíveis em: http://www.kmpk.ugm.ac.id/images/Semester_1/Epidemiologi/TUTORIAL_D.G.Kleinbaum%20-
%20ActivEpi%20Companion%20Textbook.pdf ou no site "https://activepi.herokuapp.com/"
Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.