Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Bases Psicológicas da Medicina

Bases Psicológicas da Medicina

Código 15102
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(50H)/TC(10H)/TP(10H)
Área Científica Ciências Humanas
Objectivos de Aprendizagem Descrever conceitos e processos psicológicos relevantes para a medicina; Relacionar conteúdos da psicologia /ciências do comportamento com a medicina; Apresentar a perspetiva do desenvolvimento psicológico ao longo de todo o ciclo de vida; Relacionar as características do desenvolvimento psicológico na infância, adolescência, adultez e velhice com a prática clínica: atitudes, relação e comunicação médico-doente; Definir e caraterizar psicologia da saúde, principais conceitos e domínios; Descrever aspetos comportamentais e emocionais na saúde e na doença; Explicitar de forma fundamentada a relação entre fatores psicológicos, comportamentos de saúde e mudança; Descrever o enquadramento, conceitos básicos e alguns modelos da comunicação interpessoal; Descrever e discutir a importância das competências comunicacionais na relação médico-doente, na promoção da saúde e nas relações interprofissionais; Formular metas próprias de aprendizagem e desenvolvimento em competências de comunicação.
Conteúdos programáticos 1 - Desenvolvimento psicológico ao longo do ciclo vital. Aspetos introdutórios ao estudo do desenvolvimento psicológico. Desenvolvimento cognitivo e psicossocial durante a infância. Desenvolvimento cognitivo e psicossocial durante a adolescência. Desenvolvimento cognitivo na adultez e velhice. Aspetos desenvolvimentais e prática da medicina / relação clínica;
2 - Psicologia da saúde. Introdução à psicologia da saúde. Stress, coping e saúde. Comportamentos de saúde e mudança de comportamentos. Aconselhamento proactivo breve;
3 - Psicologia da comunicação em saúde. Comunicação: enquadramento e conceitos básicos. Competências de comunicação e relação médico doente. Entrevista clínica. Competências comunicacionais básicas em situações específicas da prática clínica. Prática colaborativa interprofissional.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação São utilizadas metodologias centradas no estudante, que exigem a sua participação ativa no processo de aprendizagem. A turma é dividida em grupos, com um tutor por grupo.
De acordo com os conteúdos são estabelecidos objetivos que o estudante deve atingir, ao longo de 5 fases:
1)Tutoria; 2) Período de autoaprendizagem e de realização das atividades teórico-práticas; 3) Tutoria; 4) Período de autoaprendizagem; 5) Avaliação de conhecimentos. As atividades de ensino-aprendizagem são avaliadas de forma contínua com recurso a três avaliações parciais dos conteúdos e a uma avaliação integrada no final do processo, considerando todos os conteúdos. É considerada ainda a avaliação de atitudes nas sessões de contacto. A avaliação é feita com recurso a testes constituídos por itens de escolha múltipla a partir de vinhetas com casos clínicos e descrição de situações relevantes de acordo com os conteúdos.
Bibliografia principal Ayers, S. & Visser, R. (2011). Psychology for Medicine. London: Sage Publications Ltd.
Friedman, H. S. (2011). The Oxford Handbook of Health Psychology. Oxford: Oxford University Press.
Hope, T., Fulford, K. W. M. & Yates, A. (2001). The Oxford Practice Skills Course. Ethics, Law, and Communication Skills Course. Oxford: Oxford University Press.
Lamb, M. E. & Bornstein, M. H. (2011). Social and Personality Development. N.Y.: Psychology Press.
Papalia, D., Olds, S. & Feldman, R. (2009). Desenvolvimento Humano. SP: McGraw-Hill.
Servellen, G. (2009). Communication Skills for the Health Care Professional: Concepts, Practice, And Evidence (2nd Ed). Sudbury, M. A.: Jones & Bartlett Publishers.
Tate, P. (2003). Guia Prático da Comunicação Médico-Doente. Lisboa: Climepsi.
Washer, P. (2009) (Ed.). Clinical Communications Skills. Oxford: Oxford University Press. WHO –World Health Organization (2003). Social determinants of health – The solid facts. 2nd edition. Copenhagen: WHO.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.