Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Medicina Geral e Familiar II

Medicina Geral e Familiar II

Código 15106
Ano 4
Semestre A1
Créditos ECTS 10
Carga Horária E(100H)/S(10H)
Área Científica Saúde Comunitária
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivos:
- Permitir que os alunos adquiram os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para abordar a vigilância do desenvolvimento da criança normal e a abordagem clínica dos problemas mais comuns da infância.
- Permitir que os alunos adquiram os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para abordar a vigilância da grávida de baixo risco e o aconselhamento de planeamento familiar.
- Permitir que os alunos adquiram as necessárias habilidades para a realização de uma Consulta em Medicina Geral e Familiar.
- Permitir que os alunos conheçam como fazer o Registo Médico Orientado por Problemas, com as adequadas Notas clínicas progressivas SOAP e classificação ICPC.
- Permitir aos alunos a aquisição de capacidade de comunicação com a pessoa.
- Permitir que os alunos contactem com os conceitos de Ética em Medicina Geral e Familiar, Método Clínico Centrado no Paciente, Empatia Médica, Capacitação, Nutrição e Atividade Física e Intervenção breve.
Conteúdos programáticos 1. Consulta de Medicina Geral e Familiar. 2. Registo Médico Orientado por Problemas e Notas clínicas SOAP. 3. Classificação ICPC. 4. Saúde Infantil: seguimento e observação / exame clínico da criança normal; alimentação do lactente; planeamento da diversificação alimentar; imunizações obrigatórias e facultativas para uma criança. 5. Saúde reprodutiva e conceitos de planeamento familiar, contraceção e vigilância da gravidez de baixo risco. 6. Comunicação em Saúde, Ética, Método Clínico Centrado no Paciente, Empatia Médica e Capacitação. 7. Nutrição e Atividade Física. 8. Intervenção breve no Tabagismo.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aprendizagem prática, contextualizada, em meio clínico de Unidade de Cuidados de Saúde Primários. Discussão de casos clínicos. Métodos e Critérios de Avaliação: Avaliação de conhecimentos: Teste de Escolha Múltipla (30%); Avaliação de competências: ACI (15%), Avaliação de desempenho pelo tutor (15%); Curso de Nutrição e Atividade física (25%); Curso de Tabagismo (15%).
Bibliografia principal Paulo Santos, Luiz Santiago e Alberto Hespanhol (coord). Medicina Geral e Familiar. Coimbra:Almedina, 2020.
Programa Nacional de Saúde Reprodutiva. Disponível em: http://www.saudereprodutiva.dgs.pt/.
Programa Nacional de Vigilância da Gravidez de Baixo Risco. Disponível em: http://www.saudereprodutiva.dgs.pt/novo-saude-materna/saude-materna.aspx
Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil. Disponível em: https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/programa-tipo-de-atuacao-em-saude-infantil-e-juvenil.aspx.
Programa Nacional de Vacinação. Disponível em: https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/programa-nacional-de-vacinacao/programa-nacional-de-vacinacao.aspx.
Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física. Disponível em: https://www.dgs.pt/programa-nacional-para-a-promocao-da-atvidade-fisica.aspx.
Normas aplicáveis da Direção Geral da Saúde.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.