Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Elementos de Escolha do Estudante I

Elementos de Escolha do Estudante I

Código 15124
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 2
Carga Horária TP(16H)
Área Científica Ciências Morfológicas e Funcionais
Objectivos de Aprendizagem Dotar os estudantes da capacidade de pesquisa, síntese e critica sobre um tema de investigação básica à sua escolha.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de:
- Integrar temas do seu interesse sob a orientação de investigadores e/ou docentes da área escolhida;
- Interpretar de forma crítica dados laboratoriais através do contacto com técnicas e metodologias utilizadas em contexto de investigação básica;
- Demonstrar capacidade de raciocínio tendo por base os conhecimentos adquiridos e a sua relação com a clínica numa abordagem holística;
- Trabalhar em equipa na resolução de problemas e na aquisição de conhecimentos demonstrando capacidade criativa e crítica para a investigação e para a atividade clínica.
Conteúdos programáticos O estudante poderá optar por um módulo laboratorial ou investigação básica, com duração de 1 semana.
Os módulos laboratoriais e de investigação básica abordarão os conteúdos programáticos lecionados nas Unidades Curriculares do 1º ou do 2º ano do Curso de forma integrada, nomeadamente nas áreas de Sistema musculo-esqulético, Sistema Nervoso, Sangue e Sistema Imunitário, Cardio Respiratório, Digestivo, Endocrino Metabolismo, Nefro urinário e Reprodutor e Medicina Geral e Familiar, Antropologia e Sociologia e Psicologia, Epidemiologia, educação medica ou outra área de investigação propostas pelo estudante
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem nesta unidade curricular decorrem em regime teórico-prático, num total de 16h de contato, que poderão integrar atividades em contexto laboratorial, análise de casos clínicos seminários orientadores sobre a forma de abordagem dos temas propostos pelos alunos. A avaliação inclui a realização de um trabalho escrito individual e a respetiva apresentação em contexto de workshop. Os critérios de avaliação específicos para a Unidade Curricular são sujeitos a aprovação pela Comissão de Curso e Conselho Pedagógico no início dos anos letivos.
Bibliografia principal Cada tema escolhido pelos estudantes terá bibliografia específica fornecida pelo orientador, principalmente artigos científicos recentes do investigador e/ou docente.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.