Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Clínica Médica e Cirúrgica II - B

Clínica Médica e Cirúrgica II - B

Código 15136
Ano 5
Semestre A1
Créditos ECTS 10
Carga Horária E(53H)/OT(65H)/S(35H)/TP(4H)
Área Científica CIÊNCIAS MÉDICAS
Objectivos de Aprendizagem A UC Clinica Medica e Cirúrgica IIb está integrada pelos blocos de Patologia do Sistema Locomotor, Urgências e Emergências, e Otorrinolaringologia.

Os objetivos gerais que permitem os alunos aquisição de competências essenciais para o exercício da medicina como médicos generalistas são:
1. Estudar as bases teóricas (epidemiologia, etiologia, manifestações clínicas, diagnóstico, tratamento) das doenças mais frequentes dos Blocos da UC.
2. Identificar as principais doenças de cada Bloco da UC durante os estágios em médio clínico com apoio de Médicos especialistas.
3. Desenvolver habilidades técnicas e competências clínicas fundamentais, incluindo histórias clínicas.
4. Desenvolver capacidades de comunicação e de trabalho em equipa potenciando a relação interpessoal, o respeito pelos doentes, a gestão dos recursos sanitários e a prática adequada os princípios éticos.
Conteúdos programáticos Locomotor: Abordagem do doente. Grandes síndromes. Fraturas, entorses e luxações. Artrite e doenças reumáticas sistémicas. Osteoartrose. Patologia periarticular. Doenças ósseas metabólicas. Dor generalizada. Tumores ósseos e dos tecidos moles. Criança e adolescente. Lombalgia e cervicalgia.
Urgência e Emergência: Sistema de Emergência Médica. Triagem de Manchester. Catástrofe. Urgências hipertensivas. Choque. Dor torácica. Síndromes coronários agudos. Deficit neurológico focal, via verde do AVC, coma e síncope. Intoxicações. Urgências psiquiátricas. Insuficiência respiratória. Sepsis. Anafilaxia. Dor. Nefrologia. Hiperglicémia, hipoglicemia. Abdómen agudo. Queimados. Hemorragia digestiva. Anemia aguda. Politraumatizado.
Otorrinolaringologia: Patologia do ouvido externo e medio. Surdez. Paralisia facial. Vertigem. Obstrução nasal. Apneia obstrutiva do sono. Rinite, sinusite, polipose. Corpo estranho. Faringoamigdalites. Lesões malignas da orofaringe. Disfonia. Disfagia. Massas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Metodologia de ensino: 1. Tutorias. Os objetivos são apresentados pelos alunos e discutidos com o docente 2. Seminários magistrais apresentados pelos docentes 3. Assistência ao médio clínico 4. Atividades teórico-práticas nas Competências Clínicas 2 5. Realização de historias clínicas. A avaliação é feita de acordo com os objetivos de aprendizagem e as competências a desenvolver pelo estudante na unidade curricular, utilizando os instrumentos de avaliação adequados e segundo os critérios específicos enunciados no documento Critérios de Avaliação do MI em Medicina 2021-2022.
Bibliografia principal Silva. Reumatologia Prática. Diagnósteo 2004
Serra. Critérios fundamentais em fracturas e ortopedia. 2ª ed Lidel
Hebert. Ortopedia e Traumatologia. Artmed 2003
De Lisa. Rehabilitation Medicine. Lippincott
Harrison's Principles of Internal Medicine, 20ed McGraw-Hill.
Ruah. Manual de ORL. Roche 1998
Becker. Ear, Nose and Throat Diseases. Thieme 1994
Probst. Basic otorhinolaryngology. Thieme 2006
Curso de Evidência na Emergência. Reanima 4ª Ed
Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.