Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Medicina
  4. Elementos de Escolha do Estudante III

Elementos de Escolha do Estudante III

Código 15139
Ano 5
Semestre A1
Créditos ECTS 3
Carga Horária E(10H)/OT(10H)/S(15H)
Área Científica CIÊNCIAS MÉDICAS
Objectivos de Aprendizagem A UC Elementos de escolha do estudante integra o Curso de Oncologia, Curso de Medicina Paliativa, e Cursos Opcionais.
Os objetivos de aprendizagem desta Unidade Curricular são:
1. Aprofundar a formação em áreas de interesse do estudante. Ainda que estas áreas sejam parcialmente abordadas em diferentes blocos clínicos, os cursos permitem atingir um conhecimento mais profundo de cada área e obter uma visão integrada do que foi previamente aprendido nos blocos.
2. Demonstrar capacidade de raciocínio tendo por base os conhecimentos adquiridos e a sua relação com a clínica numa abordagem holística.
3. Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa na resolução de problemas e na aquisição de conhecimentos bem como a capacidade criativa e crítica para a investigação e para a atividade clínica.
Conteúdos programáticos Curso de Oncologia: Abordagem do ponto de vista preventivo, epidemiológico, diagnóstico e terapêutico do cancro. Cancro de origem desconhecida.Neoplasias gastrointestinais. Cancro hematológico:Leucemias e linfomas, Mieloma Múltiplo. Cancro da Mama. Cancros ginecológicos. Cancro hepatobiliar, cancro da tiroide. Melanoma maligno cutâneo e outras neoplasias cutâneas. Neoplasias de cabeça e pescoço. Cancro do pulmão. Tumores nefro-urológicos. Sarcomas. Oncologia pediátrica.
Curso de Medicina paliativa:Organização de serviços de Cuidados Paliativos (CP). Princípios básicos de comunicação com o doente e família, princípios de de controlo de sintomas. Cuidados paliativos precoces. Trabalho em equipa em Cuidados Paliativos. Apoio à família e ao Luto. Sintomas gastrointestinais em cuidados paliativos. Emergências em Cuidados Paliativos.
Cursos Opcionais: conteúdos a definir em cada ano letivo.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem nesta unidade curricular decorrem em regime teorico-prático, que poderá integrar análise de casos clínicos, seminários e workshops. A avaliação é realizada mediante teste e também pode incluir a realização de trabalhos escritos ou historias clínicas. Os critérios de avaliação específicos para a Unidade Curricular são sujeitos a aprovação pela Comissão de Curso e Conselho Pedagógico no início do ano letivo.
Bibliografia principal Harrison principles of internal medicine. 20th ed (2018)
Cada tema escolhido pelos estudantes terá bibliografia específica fornecida pelo orientador.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.