Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Antropologia

Antropologia

Código 15143
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(60H)
Área Científica Ciências Humanas
Objectivos de Aprendizagem Apreender a importância do espaço nas sociedades humanas. Perceber que habitar é apropriar-se. A casa facilita a apropriação e oferece uma grande flexibilidade ao habitante na organização do seu espaço social, afetivo e simbólico. A utilização da casa é social e culturalmente condicionada. Desenvolver competências analíticas sobre a organização espacial das sociedades humanas.
Conteúdos programáticos I – Antropologia do espaço - O espaço e o território. - A produção e apropriação do espaço. - As aldeias e o seu espaço: uma unidade social. II – A habitação tradicional “Casa onde caibas, vinho quanto bebas e Terra quanta vejas” - Fatores condicionantes da ocupação do espaço. - A estrutura dos povoados - Práticas e usos nas sociedades rurais III – A nova habitação em espaço rural “Casa quanta vejas e Terra onde caibas” - Da casa abrigo à casa do emigrante. - Da cultura do espaço ao ato de projetar IV – A formação de um espaço de pertença em meio urbano - O bairro - Espaço de ações/relações. - Da identidade aos estereótipos V – A casa - A forma identitária da casa - O conteúdo da casa - A imagem da casa
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação aulas teórico-práticas; tutorias; seminários e conferências; apresentações orais.
Metodologias pedagógicas: aulas expositivas e interativas; debates coletivos em sala de aula sobre os temas dos conteúdos programáticos; apresentações por peritos e profissionais.
Bibliografia principal Boudon, Philippe, Introduction à l’Architecturologie, Dunod, Paris, 1992.
Neves, João, As teorias do Espaço Humano, in: Domus nº2 ISLA, Bragança, 1998.
Paul-Lévi, Françoise, Segaud, Marion, Anthropologie de l’espace, CCI- Centre Georges Pompidou, Paris, 1983.
Silvano, Filomena, Antropologia do Espaço, Celta Editora, Lisboa, 2001.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-09-29
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.